sexta-feira, 9 de outubro de 2020

Primeira reunião ordinária dia 23/09/2020 - via google meet

Conselho de Políticas Culturais – COMPCI
Ata das reuniões Reunião realizada pelo google meet no dia 23/09/2020 
Conselheiros presentes:
Alessandra Bidoia Gedullo - sociedade civil - AMI 
Adriano Vieira Rolim – sociedade civil 
Débora Bergamini – sociedade civil 
Dyulie de Paula – sociedade civil 
Esmeria Regina da Silva – Secretaria de Cultura 
Gisele dos Santos – Secretaria de Cultura 
Juliana Borges – sociedade civil Kiko Cardial – sociedade civil
Luiz Carlos Pichot – sociedade civil/movimento negro 
Marcos Rodrigues Miranda - Fundaci 
Maria Valeria Gago – Secretaria de Desenvolvimento Social 
Rafaela Fantinati - Fundaci Rogério Sá Catolé – sociedade civil 
Tarcísio Edson Cesar - sociedade civil - AMI 
Conselheiros ausentes:
Representante da Secretaria da Educação
Representante da Secretaria de Turismo 
Representante da Comunidade Caiçara A reunião teve início com uma breve apresentação dos candidatos e suplentes. Esméria informou que o decreto nomeando o Conselho deve sair até o fim da semana. Debora fez uma fala introdutória e lembrou que este novo Compci é resultado de uma construção que vem sendo feita há dois anos, através do Fórum Popular de Cultura. Explicou mudanças na formação do Conselho, como a participação de pessoas físicas e diminuição do número de cadeiras. Solicitou, ainda, que a secretaria de Cultura entrasse em contato com os conselheiros do Poder Público cobrando a participação. 
    Pauta 1 – Eleição da mesa diretora Foi postergada para o próximo encontro, dada a urgência das demais pautas e da falta do decreto confirmando a posse dos conselheiros. 
    Pauta 2 – Lei Aldir Blanc Debora relembrou o funcionamento da Lei Aldir Blanc e as 3 formas de repasse: 1. Auxilio mensal de 600 reais para trabalhadores da cultura – feito pelo Governo do Estado, prefeitura não se envolve 2. Repasse para espaços, organizações, grupos e coletivos que foram impactadas pela pandemia – de R$ 3.000 a R$ 10.000 – Compci decide valor e por quanto tempo recebe, mediante um plano de contrapartida – vão receber, mas tem que apresentar uma contrapartida social 3. Editais, compras e serviços por parte da prefeitura Possibilidade de edital de prêmios – forma menos desburocratizada Esméria esclareceu que o Fundo de Cultura tem R$ 502.000,00. Sugeriu de depositar metade agora e metade em 2021, pois os recursos da Lei Aldir Blanc que não foram executados precisam ser devolvidos. Mota sugeriu criar uma primeira etapa do plano da Aldir Blanc usando os R$ 264 mil federais aos que estão mais necessitados com edital de prêmio, menos burocrático, e fazer em 2021 uma segunda fase da Lei Aldir Blanc. Debora manifestou a necessidade do dinheiro do Fundo de Cultura ser repassado integralmente ao fundo, agora que o Conselho está formalizado e o fundo tem conta aberta. O assunto foi colocado em votação. O Compci APROVOU o repasse integral dos R$ 5000 mil para a conta do Fundo, mesmo que este dinheiro não seja executado no Plano de Ação da Lei Aldir Blanc em 2020. Debora solicitou o objeto da contratação da empresa que está realizando o cadastramento para a próxima reunião. Dione, da empresa que está executando o cadastramento dos artistas em Ilhabela, fez uma prévia do número de pessoas inscritas: até agora foram cerca de 240 cadastros. Número considerado baixo por todos os presentes. Esmeria anunciou que contratou uma consultoria de Fernando AC para auxiliar a secretaria com os encaminhamentos da Lei Aldir Blanc e para escrever o editais. Juliana fez um panorama sobre os inúmeros problemas enfrentados com a plataforma de cadastramento e reportou que muitos artistas, com diferentes perfis e de diferentes regiões da Ilha, estão encontrando dificuldade para se cadastrar. O sistema está pouco intuitivo e apresenta erros, que independem da qualidade de internet. Está confuso, o cadastro pelo celular não funciona bem, há campos repitidos, etc. Reconheceu que Dione está dando suporte para todos os que precisam, mas salientou que o problema é estrutural: a plataforma não está funcionando como deveria. Juliana apontou, ainda, que a comunicação que está sendo feita para chamar os artistas e grupos a se cadastrarem e explicar como funciona o cadastramento e a Lei Aldir Blanc estão pouco eficientes. A maioria das pessoas tem duvidas sobre como funciona a lei e por que é importante fazer o cadastro. É preciso pensar em uma ação mais efetiva. Aline Outa, participante da sociedade civil, retratou alguns problemas encontrados e ressaltou a importância de melhorar e facilitar a comunicação, com dizeres breves e diretos. Muitos músicos não estão fazendo o cadastro porque acham que não é para quem já recebe o Auxílio Emergencial. Disse, ainda, que é importante diferenciar o que e é a Secretaria da Cultura, o que é a Fundaci, o Compci e o Fórum. O papel de cada um acaba se misturando. Pichot sugeriu que a Dione fizesse um passo a passo simples sobre como se inscrever online. Sugeriu, ainda, uma força tarefa de todos nós para fazer uma busca ativa nos agentes de cultura e realizar o cadastro. Débora, como sugestão de encaminhamento, sugeriu que a Dione fizesse uma live na quinta-feira explicando como fazer. Juliana enfatizou que como o cadastro físico nas bibliotecas está funcionando melhor, a comunicação poderia ser focada para as pessoas irem até as bibliotecas se cadastrarem. Sugeriu continuar o debate com a Comissão da Aldir Blanc. Esméria sugeriu adiar o prazo final do cadastramento para o dia 30/9 e a decisão foi aprovada pelo Compci. Norma, representante da sociedade civil, alertou para uma falha grave de segurança dos dados no cadastro cultural. Os perfis dos agentes culturais estão mostrando todos os dados das pessoas, inclusive rendimentos, celular, endereço, etc. Reiterou que o sistema está com muitas lacunas e muito confuso. Compci solicitou à Dione que o problema fosse reparado com urgência. 
    PAUTA 3 – LOA Debora manifestou preocupação em relação ao orçamento apresentado, principalmente pelo fato de ele não ter incluída a verba destinada ao Fundo de Cultura (3% do orçamento da secretaria da Cultura), prevista em Lei Esmeria afirmou que já havia feito o reparo e o Fundo de Cultura receberia R$ 358.357 em 2021. Esmeria enviaria para o grupo de whatsapp do conselho a nova versão da LOA para apreciação dos Conselheiros e comentários na próxima reunião. 
    Pauta 4 – Semana de Arte -  Debora reportou que muitos artistas estão se queixando de terem de pagar a guia do INSS. Relembrou que a construção do edital foi coletiva e aberta à participação de todos. Nessa construção coletiva que surgiu a possibilidade de pessoas físicas poderem se inscrever no edital. E a forma encontrada para fazer tudo dentro da lei foi que os participantes que fossem aprovados tivessem que pagar uma guia do INSS. Reiterou que é ruim, sim, em um momento de pandemia, os artistas terem que pagar uma taxa de mais de 200 reais ANTES de receberem o dinheiro, mas não via outra forma de fazer o edital acontecer. Rafaela, da Fundaci, argumentou que tudo precisa estar dentro da lei e ela e a Fundaci fazem de tudo para atender às pessoas, mas que todos precisam aprender a ler editais e mensagens com orientações porque tudo estava descrito lá. Disse lamentar que o fato de ela ser funcionária pública a impede de participar de outros grupos como artista, porque a pessoa física dela mistura-se com a função que ela desempenha. Algumas outras pessoas presentes fizeram falas de avaliação geral da semana de arte de Ilhabela e há um consenso de que foi um processo de grandes conquistas e aprendizados, uma vitória coletiva de grande importância, mas com muitos pontos a serem aprimorados. 
O encontro terminou às 17h30, depois de duas horas. Dada a urgência de encaminhar o plano de Ação da Lei Aldir Blanc, ficou definida que a próxima reunião extraordinária será realizada no dia 30/9, às 15h30, por google meet.


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