II Conferência - priorização das propostas

Setor 1: Artes

Propostas
Indicações
Por intermédio da lei, criar corpos estáveis nas mais diversas áreas (teatro, dança, circo, bandas, orquestras, etc...)
25
Promover ações que garantam a formação cultural da população visando: oferecimento de cursos de iniciação cultural, formação para grupos artísticos nas diversas áreas de atuação, de cursos vinculados à implantação de “corpos estáveis” e o aprimoramento dos já existentes (como banda, orquestra ,etc).
25
Promover festivais/mostras de teatro, de cinema, de culinária, etc.
18
Criar um Programa Municipal de Estimulo a Cultura que através de editais disponibilize verbas (0,2% do orçamento do município) para a realização de projetos nas diversas modalidades artísticas: teatro, dança, música, literatura, hip-hop, etc.
17
Inserir no Plano de Cultura uma porcentagem teto para os investimentos em shows. Por exemplo : 50% de todo o investimento em shows deve ser colocado em eventos com artistas locais
16
Criação de cursos profissionalizantes na cidade
12
Plano de divulgação eficiente dos trabalhos já existentes na cidade.
9
Criar/instalar Centro Digital de Documentação e Produção de Vídeos, que permita a coleta de imagens e produção de documentários, filmes, etc. A criação de estruturas audiovisuais atuais que deverão ser sempre digitais pelo fato de ser essa a tecnologia mais barata e flexível, além de permitir a veiculação e a divulgação de mensagens pela Internet.
9
Adequar as praças da cidade para eventos artísticos, como por exemplo, a construção de pequenos palcos e conchas artísticas. Toda praça pode possuir um tipo de pequena construção que facilite a apresentação de pequenos eventos
9
Fazer com que as propostas para o Plano Municipal de Cultura sejam transformadas, com urgência, em Projeto de Lei para ser aprovado ainda nesta gestão.
7
Estreitar as relações da SMC com os setores organizados da comunidade, estabelecendo parcerias com entidades sociais, movimentos sociais como ONGs, Associação de Moradores, buscando ampliar o acesso, a formação e a difusão cultural.
7
Criar, apoiar e participar da Feira do Livro Infantil e das atividades ligadas à literatura infantil.
6
Criar um projeto de Escola vai ao Teatro. (é uma forma de formação de público).
5
Incentivar a criação do Jornal da Escola, junto às Secretarias de Educação com o propósito de divulgar experiências pedagógicas e criativas nas escolas, utilizando artigos, textos escritos pelos alunos, quadrinhos, fotos, ilustrações, charges com temas como poesia, música, esporte e vivências nas escolas.
4
Instalar o porjeto de Oficinas (Luteria) que vise à construção de instrumentos de corda, na cidade, visando a formação de construtores de instrumentos musicais, o que estaria amparando a Banda e a orquestra Municipal e outras, além de ser um mercado de trabalho
4
Que o poder público forneça assessoria aos artistas na elaboração dos projetos destinados às leis de incentivo a cultura.
4
Criar mecanismos que capacite a FUNDACI a elaborar projetos para a captação de recursos junto à iniciativa privada e aos poderes Públicos estadual e Federal
3
Fazer o mapeamento cultural no município incluindo artistas, produtores culturais (música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, etc), eventos, e o patrimônio histórico e cultural da cidade.
3
Aumento no numero de funcionários trabalhando nos espaços já existentes e rodízio de horários para permitir o funcionamento dos espaços nos finais de semana.
3
Criar condições para a exibição de filmes ao ar livre.
3
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, etc.
2
Desenvolver Ação Cultural, buscando atender o binômio – levar a formação e os espetáculos onde as pessoas estão em seu cotidiano – como, por exemplo, os bairros, as praças, centro da cidade, etc, e, segundo: trazer as pessoas para os equipamentos culturais existentes, - como o Teatro Municipal (em construção), a Biblioteca, o Galpão das Artes, etc.
2
Estimular, em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, o debate sobre o papel da ética na construção da cidadania.
1
Vincular o pagamento de artistas representantes da cultura de massa a um patrocinador da iniciativa privada.
1
Estimular a criação de uma rede de informações culturais no município, divulgando as atividades, democratizando o acesso ás programações diversas
1
Vincular a contratação de artistas representantes da cultura de massa ao patrocínio da iniciativa privada, possibilitando que as verbas do poder público municipal sejam empregadas para o desenvolvimento da cultura local.
1
Instituir corredor cultural para intercambio das artes produzidas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba (com foco maior nas cidades que compõem o cinturão caipira do estado) de modo a fortalecer a produção, a formação e a organização cultural regional.
1
Instituir um calendário de apresentações culturais para acontecer durante a semana de vela.
1
Firmar parcerias com governo Federal e Estadual.
1
Formar agentes culturais multiplicadores comprometidos com a produçaõ e preservação da cultura local e/ou nacional
1
Disponibilizar espaço permanente (galeria para artistas moradores de Ilhabela exporem seus trabalhos ( nos moldes de caraguatatuba e Ubatuba
1
Que o Conselho de Cultura abra-se a participação de representações não instituídas juridicamente, indicadas através da criação de câmaras setoriais
1
Valorizar e manter em contínuo aperfeiçoamento os profissionais da secretaria da Cultura; formar e capacitar agentes culturais
0
Estimular, orientar e apoiar a criação de associações de classe: teatro, dança, capoeira, etc.
0
Estimular a criação de Programas de Arte–Educação integrando políticas de Educação e Cultura.
0
Promover atuação integrada com os Ministérios de Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Justiça.
0
Criação e manutenção de cursos e/ou oficinas nas áreas. Criar projeto que leve o cinema e a fotografia para dentro das escolas. Por exemplo, durante o recreio (intervalo) exibição de curtas metragens e exposição de fotos. Isso poderia se entender a música, a literatura e as artes plásticas. Faríamos os intervalos artísticos.
0
Criar e apoiar um projeto de Teatro na Escola e nos bairros, proporcionando aos estudantes e educadores formação artística através de oficinas de arte e produção cultural.
0
Criar , apoiar e participar de um Programa de Estímulo à Leitura, usando o teatro como instrumento, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um programa de Contação de Estórias, através de técnicas teatrais, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um Concurso de Redação em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um Concurso de Contos e Romances em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação
0
Criar cursos de foto e vídeo na FUNDACI.
0
Criar concurso anual de fotografias.
0
Feira do Livro Infantil.
0
Contação de Estórias.
0
Estabelecer parceria com a Secretaria de Turismo para a divulgação das festas religiosas e da arte produzida no município.
0
Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação e ver a possibilidade de inclusão do assunto no currículo escolar (educação artística? História?) e/ou workshop durante a semana caiçara.
0
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc.
0
A parte de formação: cursos existentes nos espaços culturais, nas diversas áreas, teatro, dança, artes plásticas e música.
0
Criar um programa cultural que atenda as necessidades dos mograntes para que eles se sintam pertencentes á cidade que os acolheu e passem a curtí-la, respeitá-la. (um festival de culinária p. exemplo que funcione como elemento aglutinador para a apresentação da cultura e saberes das regiões representadas.
0
Ampliar o percentual orçamentario destinado ao setor cultural do município, estado e União para no mínimo 3% do orçamento
0
Criar projetos específicos de inserção social dentro dos espaços públicos que sejam atrativos para a comunidade.
0
Fazer com que a Fundaci passe a funcionar efetivamente como uma Fundação , deixando de ser um mero apêndice da secretaria de Cultura
0
Garantir a consolidação de mecanismos de comunicação municipal  que facilitem a socialização das informações referentes às políticas e ações na área cultural
0
Aproveitar as expperi~encias positivas do passado e instituir um projeto amplo anual de arte e cultura, em que as manifestações culturais e artísticas desenvolvidas pelos produtores culturais em Ilhabela sejam apresentadas em vários bairros e espaços, incluindo momentos de discussão da política cultural da cidade
0


Setor 2: Artesanato

Propostas
Indicações
Criação de Eventos de Cultura. Criação de Espaço permanente para comercialização de artesanato , mais o artesanato caiçara
26
Contratação de Curso de Gestão Cultural vindo da Secretaria de Cultura do Estado
13
Desenvolver identidade e planejamento de marketing dos produtos
12
Buscar uma integração entre os Conselhos de Turismo e Cultura para que haja uma parceria em eventos afins às duas secretarias.
7
Participação em feiras fomentando a divulgação do território (criando parcerias)
7
Criar parcerias com outros segmentos e secretarias do município na participação de eventos pré-existentes subdividindo-os em subgrupos para um melhor reconhecimento entre eles.
6
Criação de cooperativa com o apoio do Setor Público
3
Fomentar a pesquisa a outros destinos que tiveram sucesso.
1
Criar mecanismo de fiscalização dos produtos artesanais do município
0


Setor 3: Arqueologia

Propostas
Indicações
Criar Museu Municipal Arqueologia e Patrimônio
24
Definição questão da dotação orçamentária própria do IHGAI ou a inclusão na LDO de uma rubrica a ser utilizada nesta questão
18
Organizar roteiros culturais para redescobrir a cidade e seu patrimônio histórico, pontos turísticos, naturais e públicos
15
Formar parceiras junto a cursos Técnicos (turismo)
8
Que se cumpram as leis relacionadas ao patrimônio histórico  e arqueológico (Condephaat, IPHAN e leis municipais)
8
Mais incentivo e apoio à pesquisa
8
Estabelecer uma política de preservação do patrimônio garantindo estímulos aos proprietários quando do recolhimento de impostos municipais, visando à aplicação do valor econômico, na restauração e manutenção do bem
8
Que seja garantida às novas gerações através dos setores da educação, nas três esferas de governo a defesa do patrimônio cultural através de livros, documentários, outras mídias, visitas, experiências e vivencias
7
Garantir restauro e potencialização do patrimônio cultural, com objetivo de conservar a memória, a história, a arquitetura e cultura, do município
6
Criar arquivo documental dentro do museu e incentivar a devolução da documentação pública
4
Realizar o tombamento através de instâncias de preservação no âmbito local, estadual ou nacional do patrimônio cultural construído de relevância histórica, ambiental, paisagística, arquitetônica e cultural 
4
Fomentar, documentar e proteger legalmente as manifestações culturais da população de Ilhabela 
2
Disponibilizar espaço para abrigar o acervo de Cícero Spiritus
2
Incentivar e realizar atividades em conjunto com setores educacionais visando à divulgação e conhecimento sobre temas referentes à vida cultural e histórica de Ilhabela
2
Criar um plano educacional que contemple a valorização e a conscientização e conservação do patrimônio
2
Garantir instrumentos e equipamentos visando á memória documental, literatura, cultura popular, turismo, música, artes cênicas, artesanato, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, artes plásticas, etc, local, no Estado e União
2
Criar multiplicadores tanto para a educação quanto para a fiscalização
1
Realização de plebiscito ou audiência pública para saber se a estátua se identifica com a cultura caiçara
1
Integração e uniformização da informação para divulgação turística
1
Incentivar e realizar atividades em conjuntos com setores educacionais visando à divulgação e conhecimento sobre temas referentes à vida cultural e histórica de Ilhabela
1
Parceria entre o poder público e a sociedade civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa local
1
Que sejam disponibilizados recursos nos orçamentos nas três esferas de governo para assegurar a salvaguarda do patrimônio cultural. Também sejam implementadas linhas de crédito e incentivos necessários para sua manutenção, preservação, restauração, e revitalização
1
Criar multiplicadores tanto para a educação quanto para a fiscalização
1
Realização de plebiscito ou audiência pública para saber se a estátua se identifica com a cultura caiçara
1
Desenvolver projetos de resgate a memória e trajetória dos bairros, seus fundadores, etc, num trabalho conjunto com a população através de pesquisas e registro em livros, livretos, e memória oral em diversas fontes de pesquisa, colocando um produto final para a população
1
Instituir um Conselho de Defesa do patrimônio Cultural, visando adequação ao momento atual e novas legislações vigentes
0
Organizar roteiros culturais para redescobrir a cidade e seu patrimônio histórico, pontos turísticos, naturais e públicos
0
Garantir no planejamento urbano a delimitação de área de proteção do patrimônio cultural através de uma regulamentação específica
0
Criação de equipe de fiscalização qualificada e direcionada. Medidas de punição aos infratores
0
Incentivar a instalação de obras de artes de todo gênero nos prédios de acesso público, praças seguindo os critérios de seleção e obedecendo as normas de preservação e museológicas
0
Que os Conselhos de Defesa do patrimônio Artístico, Arqueológico, Histórico e Turístico proporcionem assistência e assessoramento técnico aos órgãos públicos e privados
0
Criação de equipe de fiscalização qualificada e direcionada. Medidas de punição aos infratores
0
Instalação de placas histórico-culturais nos imóveis tombados e nos de interesse do proprietário que se interesse na preservação e divulgação do estilo da construção, data, responsáveis técnicos pela obra, materiais alternativos
0
Realização de concurso para escolha de novo símbolo (estátua símbolo feita por artista local)
0
Que seja garantida às novas gerações, atrvés dos setores da educação enas três esferas de governo a defesa do patrimônio cultural através de livros, documentários, outras mídias, visitas, experiências e vivências
0
Que seja garantida a aplicação de instrumentos de Estatuto da Cidade em relação a serem previstos incentivos fiscais e financeiros, concessão de transferência do direito de construir referente aos imóveis tombados
0
Criação de equipe de fiscalização
0
Instalação de placas histórico-culturais nos imóveis tombados e nos de interesse do proprietário que se interesse na preservação e divulgação do estilo da construção, data, responsáveis técnicos pela obra, materiais alternativos
0
Garantir no planejamento urbano a delimitação de área de proteção do patrimônio cultural através de uma regulamentação específica
0
Que seja disponibilizado recursos nos orçamentos nas 3 esferas de governo para assegurar a salvaguarda do patrimônio cultural. Também sejam implementadas linhas de crédito e incentivos necessários para sua manutenção , preservação, restauração e revitalização
0


Setor 4: Carnaval

Propostas
Indicações
Espaço para as agremiações (galpão)
8
Oficina de criação de artistas carnavalescos
8
Criar espetáculos turísticos, culturais e musicais com as Entidades
5
Estimativa de valores para se manter o nível qualidade das Escolas da cidade é de R$ 60.000,00 (valor em 2012), com menos tem que reduzir o brilho do espetáculo
4
Lei Municipal sobre o formato do carnaval para que preferências políticas não quebrem a tradição
4
Dar o mesmo valor ao carnaval como as outras festas populares
3
Orientar e estimular as agremiações carnavalescas a promoverem festas de integração entre seus participantes como forma de angariar fundos para maior brilho do espetáculo (ex: pastelada, churrascos, brincadeiras dançantes)
3
Escolha de outro local (com espaço adequado), que não seja a Vila
3
Destinação da subvenção de forma antecipada para as entidades comprarem o material antecipadamente
2
Garantia do carnaval em lei com desfile de escolas e blocos
2
Rever o papel/finalidade para o carnaval, voltado para as raízes do carnaval ilhabelense, abandonando o modelo atual que são do carnaval carioca (desfiles de Escolas de Samba) e baiano (carnaval de rua com axé-music)
2
Incentivo maior ao Banho da Dorotéia
1
Conceito identidade deste carnaval (isto sendo forte, você atrai mais recursos, participação maior da sociedade e poder público através da qualidade co carnaval que a Ilha quer)
1
Infiltrar o tema Carnaval dentro dos diversos segmentos: escultura (artesanato), pintura (artes plásticas), dança, etc.
1
Promover encontros para definição coletiva sobre: organização, objetivo e mete 9com isso bem claro fica difícil sofrer ameaças políticas e religiosas)
0
Estimativa de valores para se manter o nível de qualidade das escolas da cidade é de R$ 60.000,00 (valor em 2012), com menos tem que reduzir o brilho do espetáculo
0
Inserir as Escolas de Samba e seu trabalho nas paradas de navio
0
Levar o assunto (formato do carnaval) para o legislativo, criando leis específicas
0
Promover encontros durante o ano, com o intuito de promover o diálogo entre os segmentos
0
Promover encontros que foquem a qualidade e identidade: o que realmente a comunidade entende de carnaval para a sua cidade
0


Setor 5: Diversidade Cultural

Propostas
Indicações
Realização de workshops para educadores e agente culturais sobre as diversas culturas existentes no município
26
Elaboração de um evento sócio-cultural anual pré-fixado no calendário da cidade que reúna todas as camadas sócio-econômicas do município onde a troca de saberes e tradições seja a tônica do evento. Ex: “Festival Cultural de Ilhabela”
21
Criação de um projeto de lei para a criação de uma data comemorativa de diversidade cultural no município. Ex: ”Festival Cultural de Ilhabela”
11
Cadastramento das atividades sócio culturais das comunidades tradicionais no sistema nacional de informação
10
Realização de um workshop com 03 setores (público, comercial e associações) para realização de um programa de educação cidadã a ser aplicado em todo o município enfocando a visão: O Homem no Parque
6
Realização de workshops para educadores e agentes culturais sobre as diversas culturas existentes no munícipio
5
Criação de um projeto de lei que reconheça a diversidade cultural no município
4


Setor 6: Festas e Expressões Religiosas

Propostas
Indicações
Promover um resgate das origens das festas e das manifestações religiosas, através de fontes seguras e de registros históricos
15
Direcionar corretamente o foco das Festas e Expressões Religiosas, deixando de lado os altos gastos com cultura de massa
10
Registros das tradições religiosas, por meio de publicações, CDs, DVDs, etc, para divulgar nossas tradições e manter esses registros dando acesso ao povo à esse material
6
Divulgação de um Calendário Oficial das Festas Religiosas do Município visando uma melhor divulgação para esses eventos
4
Parceria com Secretaria de Turismo para desenvolver o Turismo Religioso, nos moldes de cidades como São Luiz de Paraitinga, Guaratinguetá e Aparecida do Norte
4
Criação de uma Comissão para Organização das Festas Religiosas, envolvendo Poder Público, Igreja e Sociedade Civil
1

Setor 7: Saberes Caiçaras

Propostas
Indicações
Criar programas de geração de renda para o caiçara com núcleos de venda para produtos caiçaras: artesanato, farinha, peixe seco, etc, em local nobre da cidade (Vila ou Perequê)
18
Criar roteiro de turismo caiçara, com visitas às comunidades. Verificar parceria com Parque e Secretaria de Turismo. Verificar as comunidades que desejam este tipo de ação
16
Oferta de cursos profissionalizantes na área de turismo, monitores ambientais e gestão cultural
13
Criar um centro de cultura caiçara com oficinas, exposições e venda não só de artesanato como também de alimentos
12
Instalação de um espaço apara exposição de saberes e fazeres caiçaras (também para venda), sua história. Assim o turista saberia o que é realmente a baía e a comunidade de Castelhanos
11
Explorar a cultura caiçara como uma atividade turística de uma forma sustentável
9
Criação de estratégias para um turismo de qualidade que beneficie à comunidade e não só a explore
6
Patrocinar através de editais públicos, o registro das artes caiçaras – CDs, vídeos, publicações, etc.
6
Criar um núcleo permanente de cultura caiçara junto à Secretaria de Educação, que pesquise a cultura caiçara, as possibilidades de inseri-la na escola, e capacite professores do centro e dos núcleos caiçaras
5
Produzir cursos de elaboração de projetos, planejamento e gestão de cultura para agentes culturais
5
Mapear população caiçara e tradições mantidas nos núcleos e na região central
5
Criar, junto à Secretaria de Educação, um calendário de cultura tradicional nas escolas com Festas Tradicionais Caiçaras: do mesmo jeito que as escolas produzem a festa junina, com quadrilha, etc, promover festa com quebra chiquinha, comidas, músicas e danças e atividades de artesanato e pescaria
4
Criar junto à Secretaria de Educação, programa de educação diferenciada para comunidades tradicionais
4
Criar o Museu da Cultura Caiçara
3
Envolver uma associação. Procurar apoio do SEBRAE para profissionalizar e valorizar a cultura caiçara
3
Promover junto à outros órgãos público um serviço de atendimento ao caiçara, com auxílio para regularização de moradias, incluindo documentação
2
Criar um grupo de trabalho para cultura caiçara, para resgate, valorização, elaboração de projetos
2
Ofertas de cursos profissionalizantes onde caiçaras ensinariam seus saberes ao mesmo tempo que aprenderiam com professores convidados
2
Criar uma campanha de valorização do caiçara, através da divulgação de imagens que representem o seu modo de vida em banners. Verificar lei da cidade limpa e contrato com Kallas. Pedir que sejam abertos espaços para campanhas gratuitas
2
Criar um plano educacional que contemple a valorização e a conscientização e conservação do patrimônio
2
Programa de geração de renda com venda de produtos em locais específicos. Promover visitas controladas. Restauro e tombamento de casas caiçaras
1
Capacitar um núcleo de projetos
1
Criação de estratégias que limitem o acesso, trânsito e fixação de pessoas externas à comunidade, na mesma
1
Parceria entre o poder público e a sociedade civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa local
1
Construção de um Centro Comunitário composto por Posto de Saúde, Creche, Escola, e oficinas de artesanato (ensinado pelos caiçaras e por pessoas vindas de fora da comunidade) e aulas de ginástica
0
Participar dos encontros preparatórios das festas. Programação com música tradicional, comida típica, etc.
0


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Lei COMPCI/ FUMPCI aprovada no dia 14 de Janeiro de 2020 na Câmara de Ilhabela

  LEI MUNICIPAL Nº 1.405, DE 14/01/2020 DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (FUMPCI) E SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍT...