Setor 1: Artes
Propostas
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Indicações
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Por intermédio da lei, criar corpos estáveis nas
mais diversas áreas (teatro, dança, circo, bandas, orquestras, etc...)
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25
|
Promover ações que garantam a formação
cultural da população visando: oferecimento de cursos de iniciação cultural,
formação para grupos artísticos nas diversas áreas de atuação, de cursos
vinculados à implantação de “corpos estáveis” e o aprimoramento dos já
existentes (como banda, orquestra ,etc).
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25
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Promover festivais/mostras de teatro, de cinema,
de culinária, etc.
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18
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Criar um Programa Municipal de Estimulo a
Cultura que através de editais disponibilize verbas (0,2% do orçamento do
município) para a realização de projetos nas diversas modalidades artísticas:
teatro, dança, música, literatura, hip-hop, etc.
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17
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Inserir no Plano de Cultura uma porcentagem teto
para os investimentos em shows. Por exemplo : 50% de todo o investimento em
shows deve ser colocado em eventos com artistas locais
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16
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Criação de cursos profissionalizantes na cidade
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12
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Plano de divulgação eficiente dos trabalhos já
existentes na cidade.
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9
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Criar/instalar Centro Digital de Documentação e
Produção de Vídeos, que permita a coleta de imagens e produção de
documentários, filmes, etc. A criação de estruturas audiovisuais atuais que
deverão ser sempre digitais pelo fato de ser essa a tecnologia mais barata e
flexível, além de permitir a veiculação e a divulgação de mensagens pela
Internet.
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9
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Adequar as praças da cidade para eventos
artísticos, como por exemplo, a construção de pequenos palcos e conchas
artísticas. Toda praça pode possuir um tipo de pequena construção que
facilite a apresentação de pequenos eventos
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9
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Fazer com que as propostas para o Plano Municipal
de Cultura sejam transformadas, com urgência, em Projeto de Lei para ser
aprovado ainda nesta gestão.
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7
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Estreitar as relações da SMC com os setores
organizados da comunidade, estabelecendo parcerias com entidades sociais, movimentos
sociais como ONGs, Associação de Moradores, buscando ampliar o acesso, a
formação e a difusão cultural.
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7
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Criar, apoiar e participar da Feira do Livro
Infantil e das atividades ligadas à literatura infantil.
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6
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Criar um projeto de Escola vai ao Teatro. (é uma
forma de formação de público).
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5
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Incentivar a criação do Jornal da Escola, junto
às Secretarias de Educação com o propósito de divulgar experiências
pedagógicas e criativas nas escolas, utilizando artigos, textos escritos
pelos alunos, quadrinhos, fotos, ilustrações, charges com temas como poesia,
música, esporte e vivências nas escolas.
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4
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Instalar o porjeto de Oficinas (Luteria) que vise
à construção de instrumentos de corda, na cidade, visando a formação de
construtores de instrumentos musicais, o que estaria amparando a Banda e a
orquestra Municipal e outras, além de ser um mercado de trabalho
|
4
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Que o poder público forneça assessoria aos
artistas na elaboração dos projetos destinados às leis de incentivo a
cultura.
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4
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Criar mecanismos que capacite a FUNDACI a
elaborar projetos para a captação de recursos junto à iniciativa privada e
aos poderes Públicos estadual e Federal
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3
|
Fazer o mapeamento cultural no município
incluindo artistas, produtores culturais (música, dança, teatro, cinema,
artes plásticas, artesanato, etc), eventos, e o patrimônio histórico e
cultural da cidade.
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3
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Aumento no numero de funcionários trabalhando nos
espaços já existentes e rodízio de horários para permitir o funcionamento dos
espaços nos finais de semana.
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3
|
Criar condições para a exibição de filmes ao ar
livre.
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3
|
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando
garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão
palco, bibliônibus, etc.
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2
|
Desenvolver Ação Cultural, buscando atender
o binômio – levar a formação e os espetáculos onde as pessoas estão em seu
cotidiano – como, por exemplo, os bairros, as praças, centro da cidade, etc,
e, segundo: trazer as pessoas para os equipamentos culturais existentes, -
como o Teatro Municipal (em construção), a Biblioteca, o Galpão das Artes,
etc.
|
2
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Estimular, em parceria com o Instituto Ilhabela
Sustentável, o debate sobre o papel da ética na construção da cidadania.
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1
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Vincular o pagamento de artistas representantes
da cultura de massa a um patrocinador da iniciativa privada.
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1
|
Estimular a criação de uma rede de informações
culturais no município, divulgando as atividades, democratizando o acesso ás
programações diversas
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1
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Vincular a contratação de artistas representantes
da cultura de massa ao patrocínio da iniciativa privada, possibilitando que
as verbas do poder público municipal sejam empregadas para o desenvolvimento
da cultura local.
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1
|
Instituir corredor cultural para intercambio
das artes produzidas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba (com foco maior
nas cidades que compõem o cinturão caipira do estado) de modo a fortalecer a
produção, a formação e a organização cultural regional.
|
1
|
Instituir um calendário de apresentações
culturais para acontecer durante a semana de vela.
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1
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Firmar parcerias com governo Federal e Estadual.
|
1
|
Formar agentes culturais multiplicadores
comprometidos com a produçaõ e preservação da cultura local e/ou nacional
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1
|
Disponibilizar espaço permanente (galeria para
artistas moradores de Ilhabela exporem seus trabalhos ( nos moldes de
caraguatatuba e Ubatuba
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1
|
Que o Conselho de Cultura abra-se a participação
de representações não instituídas juridicamente, indicadas através da criação
de câmaras setoriais
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1
|
Valorizar e manter em contínuo aperfeiçoamento os
profissionais da secretaria da Cultura; formar e capacitar agentes culturais
|
0
|
Estimular, orientar e apoiar a criação de
associações de classe: teatro, dança, capoeira, etc.
|
0
|
Estimular a criação de Programas de
Arte–Educação integrando políticas de Educação e Cultura.
|
0
|
Promover atuação integrada com os Ministérios de
Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Justiça.
|
0
|
Criação e manutenção de cursos e/ou oficinas nas
áreas. Criar projeto que leve o cinema e a fotografia para dentro das
escolas. Por exemplo, durante o recreio (intervalo) exibição de curtas
metragens e exposição de fotos. Isso poderia se entender a música, a
literatura e as artes plásticas. Faríamos os intervalos artísticos.
|
0
|
Criar e apoiar um projeto de Teatro na Escola e
nos bairros, proporcionando aos estudantes e educadores formação artística
através de oficinas de arte e produção cultural.
|
0
|
Criar , apoiar e participar de um Programa de
Estímulo à Leitura, usando o teatro como instrumento, em parceria com as
Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
|
0
|
Criar, apoiar e participar de um programa de Contação
de Estórias, através de técnicas teatrais, em parceria com as Bibliotecas
Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
|
0
|
Criar, apoiar e participar de um Concurso de
Redação em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de
Educação.
|
0
|
Criar, apoiar e participar de um Concurso de
Contos e Romances em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e
Secretaria de Educação
|
0
|
Criar cursos de foto e vídeo na FUNDACI.
|
0
|
Criar concurso anual de fotografias.
|
0
|
Feira do Livro Infantil.
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0
|
Contação de Estórias.
|
0
|
Estabelecer parceria com a Secretaria de Turismo
para a divulgação das festas religiosas e da arte produzida no município.
|
0
|
Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação
e ver a possibilidade de inclusão do assunto no currículo escolar (educação
artística? História?) e/ou workshop durante a semana caiçara.
|
0
|
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando
garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão
palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc.
|
0
|
A parte de formação: cursos existentes nos
espaços culturais, nas diversas áreas, teatro, dança, artes plásticas e
música.
|
0
|
Criar um programa cultural que atenda as
necessidades dos mograntes para que eles se sintam pertencentes á cidade que
os acolheu e passem a curtí-la, respeitá-la. (um festival de culinária p.
exemplo que funcione como elemento aglutinador para a apresentação da cultura
e saberes das regiões representadas.
|
0
|
Ampliar o percentual orçamentario destinado ao
setor cultural do município, estado e União para no mínimo 3% do orçamento
|
0
|
Criar projetos específicos de inserção social
dentro dos espaços públicos que sejam atrativos para a comunidade.
|
0
|
Fazer com que a Fundaci passe a funcionar
efetivamente como uma Fundação , deixando de ser um mero apêndice da
secretaria de Cultura
|
0
|
Garantir a consolidação de mecanismos de
comunicação municipal que facilitem a socialização das informações
referentes às políticas e ações na área cultural
|
0
|
Aproveitar as expperi~encias positivas do passado
e instituir um projeto amplo anual de arte e cultura, em que as manifestações
culturais e artísticas desenvolvidas pelos produtores culturais em Ilhabela
sejam apresentadas em vários bairros e espaços, incluindo momentos de
discussão da política cultural da cidade
|
0
|
Setor 2: Artesanato
Propostas
|
Indicações
|
Criação de Eventos de Cultura. Criação de Espaço
permanente para comercialização de artesanato , mais o artesanato caiçara
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26
|
Contratação de Curso de Gestão Cultural vindo da
Secretaria de Cultura do Estado
|
13
|
Desenvolver identidade e planejamento de
marketing dos produtos
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12
|
Buscar uma integração entre os Conselhos de
Turismo e Cultura para que haja uma parceria em eventos afins às duas
secretarias.
|
7
|
Participação em feiras fomentando a divulgação do
território (criando parcerias)
|
7
|
Criar parcerias com outros segmentos e
secretarias do município na participação de eventos pré-existentes
subdividindo-os em subgrupos para um melhor reconhecimento entre eles.
|
6
|
Criação de cooperativa com o apoio do Setor
Público
|
3
|
Fomentar a pesquisa a outros destinos que tiveram
sucesso.
|
1
|
Criar mecanismo de fiscalização dos produtos
artesanais do município
|
0
|
Setor 3: Arqueologia
Propostas
|
Indicações
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Criar Museu Municipal Arqueologia e Patrimônio
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24
|
Definição questão da dotação orçamentária própria
do IHGAI ou a inclusão na LDO de uma rubrica a ser utilizada nesta questão
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18
|
Organizar roteiros culturais para redescobrir a
cidade e seu patrimônio histórico, pontos turísticos, naturais e públicos
|
15
|
Formar parceiras junto a cursos Técnicos
(turismo)
|
8
|
Que se cumpram as leis relacionadas ao patrimônio
histórico e arqueológico (Condephaat, IPHAN e leis municipais)
|
8
|
Mais incentivo e apoio à pesquisa
|
8
|
Estabelecer uma política de preservação do
patrimônio garantindo estímulos aos proprietários quando do recolhimento de
impostos municipais, visando à aplicação do valor econômico, na restauração e
manutenção do bem
|
8
|
Que seja garantida às novas gerações através dos
setores da educação, nas três esferas de governo a defesa do patrimônio
cultural através de livros, documentários, outras mídias, visitas,
experiências e vivencias
|
7
|
Garantir restauro e potencialização do patrimônio
cultural, com objetivo de conservar a memória, a história, a arquitetura e
cultura, do município
|
6
|
Criar arquivo documental dentro do museu e
incentivar a devolução da documentação pública
|
4
|
Realizar o tombamento através de instâncias de
preservação no âmbito local, estadual ou nacional do patrimônio cultural
construído de relevância histórica, ambiental, paisagística, arquitetônica e
cultural
|
4
|
Fomentar, documentar e proteger legalmente as
manifestações culturais da população de Ilhabela
|
2
|
Disponibilizar espaço para abrigar o acervo de
Cícero Spiritus
|
2
|
Incentivar e realizar atividades em conjunto com
setores educacionais visando à divulgação e conhecimento sobre temas
referentes à vida cultural e histórica de Ilhabela
|
2
|
Criar um plano educacional que contemple a
valorização e a conscientização e conservação do patrimônio
|
2
|
Garantir instrumentos e equipamentos visando á
memória documental, literatura, cultura popular, turismo, música, artes
cênicas, artesanato, patrimônio histórico e cultural, artes visuais, artes
plásticas, etc, local, no Estado e União
|
2
|
Criar multiplicadores tanto para a educação
quanto para a fiscalização
|
1
|
Realização de plebiscito ou audiência pública
para saber se a estátua se identifica com a cultura caiçara
|
1
|
Integração e uniformização da informação para
divulgação turística
|
1
|
Incentivar e realizar atividades em conjuntos com
setores educacionais visando à divulgação e conhecimento sobre temas
referentes à vida cultural e histórica de Ilhabela
|
1
|
Parceria entre o poder público e a sociedade
civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa local
|
1
|
Que sejam disponibilizados recursos nos
orçamentos nas três esferas de governo para assegurar a salvaguarda do
patrimônio cultural. Também sejam implementadas linhas de crédito e
incentivos necessários para sua manutenção, preservação, restauração, e
revitalização
|
1
|
Criar multiplicadores tanto para a educação
quanto para a fiscalização
|
1
|
Realização de plebiscito ou audiência pública
para saber se a estátua se identifica com a cultura caiçara
|
1
|
Desenvolver projetos de resgate a memória e
trajetória dos bairros, seus fundadores, etc, num trabalho conjunto com a
população através de pesquisas e registro em livros, livretos, e memória oral
em diversas fontes de pesquisa, colocando um produto final para a população
|
1
|
Instituir um Conselho de Defesa do patrimônio
Cultural, visando adequação ao momento atual e novas legislações vigentes
|
0
|
Organizar roteiros culturais para redescobrir a
cidade e seu patrimônio histórico, pontos turísticos, naturais e públicos
|
0
|
Garantir no planejamento urbano a delimitação de
área de proteção do patrimônio cultural através de uma regulamentação específica
|
0
|
Criação de equipe de fiscalização qualificada e
direcionada. Medidas de punição aos infratores
|
0
|
Incentivar a instalação de obras de artes de todo
gênero nos prédios de acesso público, praças seguindo os critérios de seleção
e obedecendo as normas de preservação e museológicas
|
0
|
Que os Conselhos de Defesa do patrimônio
Artístico, Arqueológico, Histórico e Turístico proporcionem assistência e
assessoramento técnico aos órgãos públicos e privados
|
0
|
Criação de equipe de fiscalização qualificada e
direcionada. Medidas de punição aos infratores
|
0
|
Instalação de placas histórico-culturais nos
imóveis tombados e nos de interesse do proprietário que se interesse na
preservação e divulgação do estilo da construção, data, responsáveis técnicos
pela obra, materiais alternativos
|
0
|
Realização de concurso para escolha de novo
símbolo (estátua símbolo feita por artista local)
|
0
|
Que seja garantida às novas gerações, atrvés dos
setores da educação enas três esferas de governo a defesa do patrimônio
cultural através de livros, documentários, outras mídias, visitas,
experiências e vivências
|
0
|
Que seja garantida a aplicação de instrumentos de
Estatuto da Cidade em relação a serem previstos incentivos fiscais e
financeiros, concessão de transferência do direito de construir referente aos
imóveis tombados
|
0
|
Criação de equipe de fiscalização
|
0
|
Instalação de placas histórico-culturais nos
imóveis tombados e nos de interesse do proprietário que se interesse na
preservação e divulgação do estilo da construção, data, responsáveis técnicos
pela obra, materiais alternativos
|
0
|
Garantir no planejamento urbano a delimitação de
área de proteção do patrimônio cultural através de uma regulamentação
específica
|
0
|
Que seja disponibilizado recursos nos orçamentos
nas 3 esferas de governo para assegurar a salvaguarda do patrimônio cultural.
Também sejam implementadas linhas de crédito e incentivos necessários para
sua manutenção , preservação, restauração e revitalização
|
0
|
Setor 4: Carnaval
Propostas
|
Indicações
|
Espaço para as agremiações (galpão)
|
8
|
Oficina de criação de artistas carnavalescos
|
8
|
Criar espetáculos turísticos, culturais e
musicais com as Entidades
|
5
|
Estimativa de valores para se manter o nível
qualidade das Escolas da cidade é de R$ 60.000,00 (valor em 2012), com menos
tem que reduzir o brilho do espetáculo
|
4
|
Lei Municipal sobre o formato do carnaval para
que preferências políticas não quebrem a tradição
|
4
|
Dar o mesmo valor ao carnaval como as outras
festas populares
|
3
|
Orientar e estimular as agremiações carnavalescas
a promoverem festas de integração entre seus participantes como forma de
angariar fundos para maior brilho do espetáculo (ex: pastelada, churrascos,
brincadeiras dançantes)
|
3
|
Escolha de outro local (com espaço adequado), que
não seja a Vila
|
3
|
Destinação da subvenção de forma antecipada para
as entidades comprarem o material antecipadamente
|
2
|
Garantia do carnaval em lei com desfile de
escolas e blocos
|
2
|
Rever o papel/finalidade para o carnaval, voltado
para as raízes do carnaval ilhabelense, abandonando o modelo atual que são do
carnaval carioca (desfiles de Escolas de Samba) e baiano (carnaval de rua com
axé-music)
|
2
|
Incentivo maior ao Banho da Dorotéia
|
1
|
Conceito identidade deste carnaval (isto sendo
forte, você atrai mais recursos, participação maior da sociedade e poder
público através da qualidade co carnaval que a Ilha quer)
|
1
|
Infiltrar o tema Carnaval dentro dos diversos
segmentos: escultura (artesanato), pintura (artes plásticas), dança, etc.
|
1
|
Promover encontros para definição coletiva sobre:
organização, objetivo e mete 9com isso bem claro fica difícil sofrer ameaças
políticas e religiosas)
|
0
|
Estimativa de valores para se manter o nível de
qualidade das escolas da cidade é de R$ 60.000,00 (valor em 2012), com menos
tem que reduzir o brilho do espetáculo
|
0
|
Inserir as Escolas de Samba e seu trabalho nas
paradas de navio
|
0
|
Levar o assunto (formato do carnaval) para o
legislativo, criando leis específicas
|
0
|
Promover encontros durante o ano, com o intuito
de promover o diálogo entre os segmentos
|
0
|
Promover encontros que foquem a qualidade e
identidade: o que realmente a comunidade entende de carnaval para a sua
cidade
|
0
|
Setor 5: Diversidade Cultural
Propostas
|
Indicações
|
Realização de workshops para educadores e agente
culturais sobre as diversas culturas existentes no município
|
26
|
Elaboração de um evento sócio-cultural anual
pré-fixado no calendário da cidade que reúna todas as camadas
sócio-econômicas do município onde a troca de saberes e tradições seja a
tônica do evento. Ex: “Festival Cultural de Ilhabela”
|
21
|
Criação de um projeto de lei para a criação de
uma data comemorativa de diversidade cultural no município. Ex: ”Festival
Cultural de Ilhabela”
|
11
|
Cadastramento das atividades sócio culturais das
comunidades tradicionais no sistema nacional de informação
|
10
|
Realização de um workshop com 03 setores
(público, comercial e associações) para realização de um programa de educação
cidadã a ser aplicado em todo o município enfocando a visão: O Homem no
Parque
|
6
|
Realização de workshops para educadores e agentes
culturais sobre as diversas culturas existentes no munícipio
|
5
|
Criação de um projeto de lei que reconheça a
diversidade cultural no município
|
4
|
Setor 6: Festas e Expressões Religiosas
Propostas
|
Indicações
|
Promover um resgate das origens das festas e das
manifestações religiosas, através de fontes seguras e de registros históricos
|
15
|
Direcionar corretamente o foco das Festas e
Expressões Religiosas, deixando de lado os altos gastos com cultura de massa
|
10
|
Registros das tradições religiosas, por meio de
publicações, CDs, DVDs, etc, para divulgar nossas tradições e manter esses
registros dando acesso ao povo à esse material
|
6
|
Divulgação de um Calendário Oficial das Festas
Religiosas do Município visando uma melhor divulgação para esses eventos
|
4
|
Parceria com Secretaria de Turismo para
desenvolver o Turismo Religioso, nos moldes de cidades como São Luiz de
Paraitinga, Guaratinguetá e Aparecida do Norte
|
4
|
Criação de uma Comissão para Organização das
Festas Religiosas, envolvendo Poder Público, Igreja e Sociedade Civil
|
1
|
Setor 7: Saberes Caiçaras
Propostas
|
Indicações
|
Criar programas de geração de renda para o
caiçara com núcleos de venda para produtos caiçaras: artesanato, farinha,
peixe seco, etc, em local nobre da cidade (Vila ou Perequê)
|
18
|
Criar roteiro de turismo caiçara, com visitas às
comunidades. Verificar parceria com Parque e Secretaria de Turismo. Verificar
as comunidades que desejam este tipo de ação
|
16
|
Oferta de cursos profissionalizantes na área de
turismo, monitores ambientais e gestão cultural
|
13
|
Criar um centro de cultura caiçara com oficinas,
exposições e venda não só de artesanato como também de alimentos
|
12
|
Instalação de um espaço apara exposição de
saberes e fazeres caiçaras (também para venda), sua história. Assim o turista
saberia o que é realmente a baía e a comunidade de Castelhanos
|
11
|
Explorar a cultura caiçara como uma atividade
turística de uma forma sustentável
|
9
|
Criação de estratégias para um turismo de
qualidade que beneficie à comunidade e não só a explore
|
6
|
Patrocinar através de editais públicos, o
registro das artes caiçaras – CDs, vídeos, publicações, etc.
|
6
|
Criar um núcleo permanente de cultura caiçara
junto à Secretaria de Educação, que pesquise a cultura caiçara, as
possibilidades de inseri-la na escola, e capacite professores do centro e dos
núcleos caiçaras
|
5
|
Produzir cursos de elaboração de projetos,
planejamento e gestão de cultura para agentes culturais
|
5
|
Mapear população caiçara e tradições mantidas nos
núcleos e na região central
|
5
|
Criar, junto à Secretaria de Educação, um
calendário de cultura tradicional nas escolas com Festas Tradicionais
Caiçaras: do mesmo jeito que as escolas produzem a festa junina, com
quadrilha, etc, promover festa com quebra chiquinha, comidas, músicas e
danças e atividades de artesanato e pescaria
|
4
|
Criar junto à Secretaria de Educação, programa de
educação diferenciada para comunidades tradicionais
|
4
|
Criar o Museu da Cultura Caiçara
|
3
|
Envolver uma associação. Procurar apoio do SEBRAE
para profissionalizar e valorizar a cultura caiçara
|
3
|
Promover junto à outros órgãos público um serviço
de atendimento ao caiçara, com auxílio para regularização de moradias,
incluindo documentação
|
2
|
Criar um grupo de trabalho para cultura caiçara,
para resgate, valorização, elaboração de projetos
|
2
|
Ofertas de cursos profissionalizantes onde
caiçaras ensinariam seus saberes ao mesmo tempo que aprenderiam com
professores convidados
|
2
|
Criar uma campanha de valorização do caiçara,
através da divulgação de imagens que representem o seu modo de vida em
banners. Verificar lei da cidade limpa e contrato com Kallas. Pedir que
sejam abertos espaços para campanhas gratuitas
|
2
|
Criar um plano educacional que contemple a
valorização e a conscientização e conservação do patrimônio
|
2
|
Programa de geração de renda com venda de
produtos em locais específicos. Promover visitas controladas. Restauro e
tombamento de casas caiçaras
|
1
|
Capacitar um núcleo de projetos
|
1
|
Criação de estratégias que limitem o acesso,
trânsito e fixação de pessoas externas à comunidade, na mesma
|
1
|
Parceria entre o poder público e a sociedade
civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa local
|
1
|
Construção de um Centro Comunitário composto por
Posto de Saúde, Creche, Escola, e oficinas de artesanato (ensinado pelos
caiçaras e por pessoas vindas de fora da comunidade) e aulas de ginástica
|
0
|
Participar dos encontros preparatórios das
festas. Programação com música tradicional, comida típica, etc.
|
0
|
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