II Fórum: diagnóstico e propostas

Segue abaixo análise situacional e propostas elaboradas durante o II Fórum Municipal de Políticas Culturais de Ilhabela, realizado no Galpão das Artes em 24 e 25 de maio.
Estas propostas serão avaliadas durante a II Conferência Municipal de Cultura de Ilhabela, que acontecerá novamente no Galpão das Artes, em 23 de agosto, a partir das 16:30hs.
Participe! Faça suas propostas através de um comentário no final da matéria!
Suas idéias também serão consideradas na elaboração do nosso Plano Municipal de Cultura*!

*O Plano Municipal de Cultura estabelecerá as diretrizes para a Cultura em Ilhabela nos próximos 10 anos

*Os itens numerados de 1 a 63 correspondem à análise situacional conforme realizada pelos presentes ao II Fórum de Políticas Culturais.
Os itens organizados por letras correspondem a propostas para a Cultura da Ilha, conforme apontadas durante o Fórum ou apresentadas depois ao Conselho Municipal de Políticas Culturais. 

Setor 1: Artes (Plásticas, Visuais, Teatro, Dança, Literatura)

  
Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens internas)

Instalações

1.      Bibliotecas e Casas de Cultura não funcionam nos fins de semana.
a.      Criar projetos específicos de inserção social dentro dos espaços públicos que sejam atrativos para a comunidade.
b.      Aumento no numero de funcionários trabalhando nos espaços já existentes e rodízio de horários para permitir o funcionamento dos espaços nos finais de semana.

2.      Local para exibição de filmes para a comunidade
a.      Criar condições para a exibição de filmes ao ar livre.
b.      Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, etc.

3.      (Falta de) Cineclube

4.      (Não há) Ateliê de artes plásticas para crianças

Formação Cultural - Capacitação

5.      Desvalorização do profissional de Ilhabela (baixa remuneração, instabilidade e ausência de programas de formação do iniciante ao especialista)
a.      Fazer o mapeamento cultural no município incluindo artistas, produtores culturais (música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, etc), eventos, e o patrimônio histórico e cultural da cidade.
b.      Promover ações que garantam a formação cultural da população visando: oferecimento de cursos de iniciação cultural, formação para grupos artísticos nas diversas áreas de atuação, de cursos vinculados à implantação de “corpos estáveis” e o aprimoramento dos já existentes (como banda, orquestra, etc.).
c.       Desenvolver Ação Cultural, buscando atender o binômio – levar a formação e os espetáculos onde as pessoas estão em seu cotidiano – como, por exemplo, os bairros, as praças, centro da cidade, etc, e, segundo: trazer as pessoas para os equipamentos culturais existentes, - como o Teatro Municipal (em construção), a Biblioteca, o Galpão das Artes, etc.
d.      Estimular, orientar e apoiar a criação de associações de classe: teatro, dança, capoeira, etc.
e.      Estreitar as relações da SMC com os setores organizados da comunidade, estabelecendo parcerias com entidades sociais, movimentos sociais como ONGs, Associação de Moradores, buscando ampliar o acesso, a formação e a difusão cultural.

6.      Inexistência de corpos estáveis nas artes cênicas (corpo municipal de teatro e de dança).
a.      Por intermédio da lei, criar corpos estáveis nas mais diversas áreas (teatro, dança, circo, bandas, orquestras, etc...)

7.      Não há oficinas de artes plásticas para crianças

8.      Falta profissionais capacitados.

9.      A falta de ética de alguns artistas em relação a seus colegas, o que provoca uma espécie de diáspora que prejudica a arte.
a.      Estimular, em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, o debate sobre o papel da ética na construção da cidadania.

10.  Falta de cursos regulares e reconhecidos ligados a cultura
a.      Criação de cursos profissionalizantes na cidade.


Financiamento

11.  Dificuldade de financiamento para produções artísticas locais
a.      Criar um Programa Municipal de Estimulo a Cultura que através de editais disponibilize verbas (0,2% do orçamento do município) para a realização de projetos nas diversas modalidades artísticas: teatro, dança, música, literatura, hip-hop, etc.
b.      Que o poder público forneça assessoria aos artistas na elaboração dos projetos destinados às leis de incentivo a cultura.


Políticas Públicas

12.  Falta de cuidado e de bom senso no direcionamento das verbas para contratação de shows, que na maioria das vezes é discrepante com os eventos locais.
a.      Vincular o pagamento de artistas representantes da cultura de massa a um patrocinador da iniciativa privada.
b.      Vincular a contratação de artistas representantes da cultura de massa ao patrocínio da iniciativa privada, possibilitando que as verbas do poder público municipal sejam empregadas para o desenvolvimento da cultura local.

13.  Faltam iniciativas para a descoberta de novos talentos nas artes plásticas.

14.  Não utilização de infra-estrutura própria (teatro, dança, música) como meio auxiliar de educação e fomento cultural.
a.      Estimular a criação de Programas de Arte–Educação integrando políticas de Educação e Cultura.
b.      Promover atuação integrada com os Ministérios de Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Justiça.
c.       Criar um projeto de Escola vai ao Teatro. (é uma forma de formação de público).
d.      Criar e apoiar um projeto de Teatro na Escola e nos bairros, proporcionando aos estudantes e educadores formação artística através de oficinas de arte e produção cultural.
e.      Incentivar a criação do Jornal da Escola, junto às Secretarias de Educação com o propósito de divulgar experiências pedagógicas e criativas nas escolas, utilizando artigos, textos escritos pelos alunos, quadrinhos, fotos, ilustrações, charges com temas como poesia, música, esporte e vivências nas escolas.
f.        Criar, apoiar e participar da Feira do Livro Infantil e das atividades ligadas à literatura infantil.
g.      Criar , apoiar e participar de um Programa de Estímulo à Leitura, usando o teatro como instrumento, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
h.      Criar, apoiar e participar de um programa de Contação de Estórias, através de técnicas teatrais, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
i.        Criar, apoiar e participar de um Concurso de Redação em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
j.        Criar, apoiar e participar de um Concurso de Contos e Romances em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.


15.  Pouca importância no setor “cinema” e “fotografia”
a.      Criar/instalar Centro Digital de Documentação e Produção de Vídeos, que permita a coleta de imagens e produção de documentários, filmes, etc. A criação de estruturas audiovisuais atuais que deverão ser sempre digitais pelo fato de ser essa a tecnologia mais barata e flexível, além de permitir a veiculação e a divulgação de mensagens pela Internet.
b.      Criar cursos de foto e vídeo na FUNDACI.
c.       Criar concurso anual de fotografias.

16.  E a literatura, cadê?
a.      Programa de Estímulo à Leitura junto às escolas usando o teatro como ferramenta.
b.      Feira do Livro Infantil.
c.       Contação de Estórias

17.  A falta de eventos culturais significativos que atraiam os focos da sociedade não só regional como também nacional e internacional. Teatro, cinema, música, etc.
a.      Instituir corredor cultural para intercambio das artes produzidas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba (com foco maior nas cidades que compõem o cinturão caipira do estado) de modo a fortalecer a produção, a formação e a organização cultural regional.

18.  A politicagem com cargos dados a pessoas sem competência na área.

Produção de Eventos

19.  Sazonalidade, atrair turistas na baixa temporada.
a.      Estabelecer parceria com a Secretaria de Turismo para a divulgação das festas religiosas e da arte produzida no município.
b.      Promover festivais/mostras de teatro, de cinema, de culinária, etc.

20.  Pouca oferta de opções culturais no fim de semana

21.  Divulgação não é eficiente
a.      Plano de divulgação eficiente dos trabalhos já existentes na cidade

22.  Mais coisas ligadas à Semana de Vela.
a.      Instituir um calendário de apresentações culturais para acontecer durante a semana de vela.


Cultura Tradicional

23.  A história (não seria estória?) da Congada é pouco difundida nas escolas (o que é, o que representa, etc...)
a.      Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação e ver a possibilidade de inclusão do assunto no currículo escolar (educação artística? história?) e/ou workshop durante a semana caiçara.


Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens internas)

Instalações

24.  A existência de espaços para a produção cultural.
a.      Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc

Formação Cultural - Capacitação       

25.  (Cursos na área de) Dança e Teatro.

26.  Preocupação com crianças e jovens.
a.      A parte de formação: cursos existentes nos espaços culturais, nas diversas áreas, teatro, dança, artes plásticas e música.

27.  Muitos artistas competentes.

Financiamento

28.  Diversas ações realizadas com recursos captados pelo terceiro setor: festival de Dança, dois Pontos de Cultura, entre outras.

Políticas Públicas

29.  O empenho da atual administração no estimulo da governança/gestão participativa.

30.  A existência de oficinas e o investimento público na manutenção e realização de eventos.

31.  A existência de espaços para a produção cultural
a.      Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc.

32.  Circuito cultural

Produção de Eventos

33.  Dança & Movimento.
34.  Aniversário da Cidade

Cultura Tradicional

35.  Congada

36.  Valorização das Tradições populares

37.  Reconhecimento de uma identidade cultural

38.  Música Regional

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação

39.  A força evasiva da cultura de massa. (não seria invasiva?)

40.  Comodismo

41.  A força da cultura puramente comercial e televisiva

42.  Modismo

43.  Globo

44.  Importância de shows “da moda” que empobrece a cultura local.

Financiamento

45.  Tudo ser uma mentira (Federal).

Políticas Públicas

46.  Esmorecimento da parceria Poder Público e Civil.

47.  A falta de pertencimento dos migrantes.
a.      Criar um programa cultural que atenda as necessidades dos migrantes para que eles se sintam pertencentes à cidade que os acolheu e passem a curti-la e respeitá-la. (um festival de culinária por ex. que funcione como elemento aglutinador para a apresentação da cultura e saberes das regiões representadas)

48.  Retrocessos provocados pelas mudanças de governo.
a.      Fazer com que as propostas para o Plano Municipal de Cultura sejam transformadas, com urgência, em Projeto de Lei para ser aprovado ainda nesta gestão.

49.  Ampliação do Porto.

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Cultura Tradicional

50.  Difusão da cultura regional migrante e supressão da cultura local.

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

51.  Inclusão digital (a crescente oferta de cursos e serviços na área)

Financiamento

52.  Fomento de projetos

53.  Possibilidade de abertura de mais editais ou ampliação dos já existentes.

54.  Cursos de capacitação fornecidos pelo estado para a elaboração de projetos.
a.      Firmar parcerias com governo Federal e Estadual.

55.  O fato de Ilhabela ser uma cidade indutora de turismo sustentável.

56.  Benefícios culturais do ProAC e FUNARTE.
57.  Oportunidade de empregos (Ex: bombeiro não existia, agora tem).
a.      Realizar seminário de economia criativa, visando novas oportunidades de geração de renda na área cultural.


Políticas Públicas

58.  Gestão participativa

59.  Fomento de projetos

60.  Potencial turístico

61.  Participação da sociedade civil numa gestão compartilhada dos recursos humanos e financeiros

62.  Plano que envolve os quatro municípios do Litoral Norte como atrativos para a região.

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Cultura Tradicional

Crescente interesse nacional pela preservação de culturas isoladas




Setor 2: Artesanato

Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações (pontos fracos)

1.      Falta de espaço para comercialização
a.      Criação de Eventos de Cultura.  Criação de Espaço permanente para comercialização de artesanato

Formação Cultural / Capacitação (pontos fracos)

2.      (Não há) Contratação de Curso de Gestão Cultural
a.      Contratação de Curso de Gestão Cultural vindo da Secretaria de Cultura do Estado

3.      (Pouca) Qualidade dos produtos
a.      Desenvolver identidade e planejamento de marketing dos produtos
b.      Fomentar a pesquisa a outros destinos que tiveram sucesso

Financiamento (pontos fracos)

4.      Inexistência de cooperativa de venda
a.      Criação de cooperativa com o apoio do Setor Público

Políticas Públicas (pontos fracos)

5.      Falta de fiscalização
a.      Criar mecanismo de fiscalização dos produtos artesanais do município

6.      Falta de diálogo com outros segmentos do município

7.      Relação entre Poder Público e os artesãos é fraca

8.      (Não há) União do segmento
a.      Buscar uma integração entre os Conselhos de Turismo e Cultura para que haja uma parceria em eventos afins às duas secretarias
b.      Criar parcerias com outros segmentos e secretarias do município na participação de eventos pré-existentes subdividindo-os em subgrupos para um melhor reconhecimento entre eles.

Produção de Eventos e parcerias (pontos fracos)

9.      (Não há) Intercâmbio (feiras)
a.      Participação em feiras fomentando a divulgação do território (criando parcerias)

Cultura Tradicional (pontos fracos)
            Sem apontamentos

Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações (pontos fortes)
            Sem apontamentos

Capacitação (pontos fortes)

10.  Temos a atividade da SUTACO no município com aproximadamente 300 artesãos cadastrados.
11.  Existência de duas Associações de Classe no setor
12.  Matérias-primas naturais

Financiamento (pontos fortes)
            Sem apontamentos

Políticas Públicas (pontos fortes)

13.  Temos aproximadamente 300 cadastrados na SUTACO no município

Produção de Eventos (pontos fortes)

14.  Muita Criatividade
15.  Cidade Turística
16.  Segmentos governamentais, municipais, não governamentais (Secretaria Cultura, Fundação, SUTACO, SEBRAE, Pés no Chão, etc.) em plena atividade

Cultura Tradicional (pontos fortes)
            Sem apontamentos

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações (ameaças)
            Sem apontamentos

Formação Cultural – Capacitação (ameaças)
            Sem apontamentos

Financiamento (ameaças)
            Sem apontamentos

Políticas Públicas (ameaças)

17.  Ampliação do Porto
18.  Invasão de artesãos nas temporadas
19.  “Made in China”
20.  “Industrianato”

Produção de Eventos (ameaças)       

21.  Sazonalidade

Cultura Tradicional (ameaças)
            Sem apontamentos

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações (oportunidades)
            Sem apontamentos

Formação Cultural – Capacitação (oportunidades)

22.  Capacitações Gerenciais

Financiamento (oportunidades)

23.  Cidade Indutora de turismo

Políticas Públicas (oportunidades)
            Sem apontamentos

Produção de Eventos e Parcerias (oportunidades)

24.  Copa do Mundo

25.  Temporada

26.  Cruzeiros

27.  Capital Nacional da Vela


28.  Projeto Circuito Turístico Regional


Setor 3: Arqueologia e Patrimônio Cultural


Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

1.      Falta de um museu histórico municipal

2.      Efetivação de um museu para visitação (com auditório e salas para palestras, cursos, oficinas e capacitação para profissionais)

3.      Falta ou dificuldade de acesso ao patrimônio histórico e arqueológico de Ilhabela (Forte Ponta das Canas e Fazenda Engenho D´Água por exemplo)
a.      Parceria entre o poder público e a sociedade civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa local

Formação Cultural - Capacitação

4.      Marketing e divulgação inadequada a respeito do patrimônio
a.      Criar um plano educacional que contemple a valorização e a conscientização e conservação do patrimônio

5.      Falta de programação dentro da grade curricular que contemple informações sobre o patrimônio arqueológico e histórico cultural.

6.      Inclusão e parceria com a Secretaria de Educação para fomento do patrimônio.

Financiamento

7.      Falta de verbas para pesquisas

8.      Falta de verbas para datações arqueológicas

Políticas Públicas

9.      Falta de uma política integrada de educação e fiscalização
a.      Criação de equipe de fiscalização qualificada e direcionada
b.      Medidas de punição aos infratores.

10.  Documentação histórica na mão de particulares e de difícil acesso
a.      Que se cumpram as leis relacionadas ao patrimônio histórico e arqueológico (Condephaat, IPHAN e leis municipais
b.      Criar arquivo documental dentro do museu e incentivar a devolução da documentação pública

11.  Falta de incentivo e/ou apoio para pesquisa e datações arqueológicas
a.      Mais incentivo e apoio à pesquisa.
b.      Definição da questão da dotação orçamentária própria do IHGAI ou a inclusão na LDO de uma rubrica a ser utilizada nesta questão


Produção de Eventos

12.  Falta de divulgação do patrimônio de maneira ampla e falta de sinalização dos mesmos em alguns casos
a.      Integração e uniformização da informação para divulgação turística

Cultura Tradicional

13.  A estátua da entrada da cidade não caracteriza a cultura caiçara.
a.      Realização de plebiscito ou audiência pública para saber se a estátua se identifica com a cultura caiçara.
b.      Realização de concurso para escolha de novo símbolo (estátua símbolo feita por artista local).

Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

14.  Cursos periódicos realizados

15.  Pesquisas que estão sendo atualmente realizadas

16.  Pessoas capacitadas e multiplicadoras do conhecimento

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

17.  Aproveitamento turístico do patrimônio arqueológico (city tour)

18.  Diálogo Aberto à comunidade

Produção de Eventos

19.  Exposições periódicas realizadas no Município

Cultura Tradicional

20.  Reconhecimento da cultura local e respeito às manifestações

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

21.  Pirataria, caçadores de tesouros e naufrágios e remoção de objetos (destruição de sítios).
a.      Criação de equipe de fiscalização

Formação Cultural - Capacitação

Sem apontamentos

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

22.  Especulação e pressão imobiliária e ocupação desordenada

23.  Turismo de massa sem controle
b.      Criar multiplicadores tanto para a educação quanto para a fiscalização


Produção de Eventos      

Sem apontamentos

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

Sem apontamentos

Financiamento

24.  Captação de recursos e investimento externo

25.  Parcerias diversas

26.  Fomento das pesquisas, e da revitalização e valorização do patrimônio histórico e arqueológico.

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Setor 4: Carnaval


Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

1.      Espaço físico com infra-estrutura para trabalhar
a.      Espaço para as agremiações (galpão)

2.      Localização dificulta o evento
a.      Escolha de outro local (com espaço adequado), que não seja a Vila

3.      Condições da Avenida (calçamento, altura limitada e estruturas) para desenvolver o crescimento da escola.

4.      Espaço para o armazenamento da reciclagem do carnaval

Formação Cultural - Capacitação

5.      Falta capacitação
a.      Oficinas de criação de artistas carnavalescos

6.      Falta de diálogo entre os segmentos em que o carnaval está inserido.
a.      Promover encontros durante o ano, com o intuito de promover o diálogo entre os segmentos
b.      Infiltrar o tema Carnaval dentro dos diversos segmentos: escultura (artesanato), pintura (artes plásticas), dança, etc.

7.      Enredos fracos para blocos

8.      Identidade do carnaval
a.      Promover encontros que foquem a qualidade e identidade: o que realmente a comunidade entende de carnaval para a sua cidade.
b.      Conceito identidade deste carnaval (isto sendo forte, você atrai mais recursos, participação maior da sociedade e poder público através da qualidade do carnaval que a Ilha quer)

Financiamento

9.      Insuficiência de verba

10.  Poucos recursos (verba), poderiam ser melhores
a.      Estimativa de valores para se manter o nível qualidade das Escolas da cidade é de R$ 60.000,00 (valor em 2012), com menos tem que reduzir o brilho do espetáculo

Políticas Públicas

11.  Turismo e cultura
a.      Inserção do carnaval com o turismo
b.      Inserir as Escolas de Samba e seu trabalho nas paradas de navio.

12.  Ilhabela não é forte em relação ao carnaval
a.      Garantia do carnaval em lei com desfile de escolas e blocos
b.      Dar o mesmo valor ao carnaval como as outras festas populares.

13.   Falta da real visão de certos administradores políticos sobre o carnaval, que analisam o mesmo como dispensável
a.      Levar o assunto (formato do carnaval) para o legislativo, criando leis específicas.

14.   Influência política, que não se adere ao carnaval
a.      Lei Municipal sobre o formato do carnaval para que preferências políticas não quebrem a tradição

Produção de Eventos

15.  A divulgação é insatisfatória

16.  Falta clareza nos objetivos do Carnaval

17.  Problemas de Logística e Organização
a.      Promover encontros para definição coletiva sobre: organização, objetivo e meta (com isso bem claro fica difícil sofrer ameaças políticas e religiosas)

18.  Falta de adiantamento de parte da verba para início dos trabalhos
a.      Destinação da subvenção de forma antecipada para as entidades comprarem o material antecipadamente

19.  Ainda não alcançamos a qualidade pretendida do carnaval (que tipo de carnaval nós queremos)

20.  Pouca qualidade dos blocos (apresentação)

21.  Valor atual compromete a qualidade

Cultura Tradicional

Sem apontamentos
Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

22.  Integração da comunidade com a cultura

23.  Reciclagem, criação, trabalho apresentado na avenida em comunidades

24.  Comunidade unida

25.  Um carnaval razoavelmente artesanal realizado pelos nossos artistas/artesãos

26.  Formação de músicas

27.  Aproximação do povo com a arte num todo

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

28.  Produto carnaval
a.      Criar espetáculos turísticos, culturais e musicais com as Entidades

29.  Encantamento do povo na apresentação

30.  Plásticas Carros Alegóricos

31.  Sambas

32.  A beleza plástica das escolas, mesmo utilizando os poucos recursos despendidos

33.  Milagre que fazem os carnavalescos com a verba destinada

34.  Alegria da população

35.  Riqueza nas fantasias

36.  Bateria (que envolve todos neste dia)

37.  Divulgação social de artes

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

38.  O formato do carnaval em outras cidades, que acaba gerando uma visão massificada do carnaval, dificultando a formação de uma identidade própria.

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

Sem apontamentos

Financiamento

39.  O grande interesse nacional nesta festa popular, que acaba atraindo centenas de turistas e investimentos.

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Setor 5: Diversidade Cultural


Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

1.      Falta de qualificação e capacitação técnica

2.      Falta de síntese das várias culturas dificulta a identidade cultural

3.      Falta de educação básica
a.      Realização de workshops para educadores e agentes culturais sobre as diversas culturas existentes no município.

4.      Falta de conscientização, respeito e adequação como um modelo de civilização à condição deste município ser o único vizinho de um Parque Estadual.
a.      Realização de um workshop com 03 setores ( público, comercial e associações) para a realização de um programa de educação cidadã a ser aplicado em todo o município enfocando a visão: O Homem no Parque

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

5.      Preconceito e Segregação

6.      Falta de eventos adequados a diversidade cultural
a.      Criação de um projeto de lei para a criação de uma data comemorativa de diversidade cultural no município. Ex: “ Festival Cultural de Ilhabela “

7.      Falta de legislação que favoreça a diversidade cultural no município
a.      Criação de um projeto de lei que reconheça a diversidade cultural no município.
b.      Cadastramento das atividades sócio culturais das comunidades tradicionais no sistema nacional de informação.

Produção de Eventos

8.      Preconceito e Segregação

9.      Grande desigualdade sócio-econômica em prejuízo da cultura

10.  Falta de diálogo entre as culturas diversas

11.  Falta de eventos adequados a diversidade cultural
a.      Elaboração de um evento sócio-cultural anual pré-fixado no calendário da cidade que reúna todas as camadas sócio-econômicas do município onde a a troca de saberes e tradições seja a tônica do evento. Ex: “Festival Cultural de Ilhabela “


Cultura Tradicional

12.  Desvalorização da Cultura Caiçara
a.      Cadastramento das atividades sócio culturais das comunidades tradicionais no sistema nacional de informação.

Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

13.  Riqueza de vocábulos

14.  Riqueza na culinária

15.  Diversidade de vivências culturais

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

16.  Um bom diálogo com o poder público

17.  Ter o território limitado pelo Parque Estadual

Produção de Eventos

18.  Grande diversidade cultural existente

19.  Pessoas altamente qualificadas que vêm morar na ilha

20.  Influência externa que gera melhora da cultura local

21.  Riqueza na culinária

22.  Diversidade de vivências culturais

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

23.  Perder os espaços de eventos e cultura

24.  Descaracterização do Centro Histórico

Formação Cultural - Capacitação

25.  Cultura de massa e populista barulhenta e inadequada

26.  Cultura do lixo não sustentável

27.  Hiper valorização dos carros, muros, barulho e velocidade

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos      

28.  Cultura de massa e populista barulhenta e inadequada

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

29.  Integração entre as secretarias – cultura, educação, turismo e esporte

30.  Grande número de agentes culturais

Financiamento

31.  Ampliação e desenvolvimento do turismo sustentável

32.  Integração entre as secretarias – cultura, educação, turismo e esporte

Políticas Públicas

33.  Adesão e implementação do Programa Agenda 21 da Cultura do Município
a.      Criação de um projeto de lei para adesão e implementação do Programa Agenda 21 da Cultura do Município

34.  Criação de leis de fomento a diversidade cultural

35.  Ampliação e desenvolvimento do turismo sustentável

Produção de Eventos

36.  Realização de eventos multiculturais (pela grande diversidade existente)

Cultura Tradicional

37.  Riqueza de saberes, festividades e tradições caiçaras


Setor 6: Festas e Expressões Religiosas


Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens internas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

1.       Rara participação dos jovens

Financiamento

Políticas Públicas

2.      Diluição das festas religiosas

3.      Falta de envolvimento da Secretaria do Turismo nas questões culturais

4.      Desconhecimento do poder público (ineptos)

5.      Falta de registros iconográficos mais antigos

Produção de Eventos

6.      Muita verba direcionada a uma grande quantidade de shows evangélicos

7.      Shows caros que nada têm a ver com as festas , exaltando a cultura de massa que já conta com uma grande oportunidade de divulgação na grande mídia

8.      Shows nas festas religiosas que não contemplam a diversidade cultural e sim apenas o que já transborda na mídia

9.      Comunicação deficiente

10.  Divulgação falha



Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens internas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação       

11.  Valorização da cultura popular

12.  Preservação de memória

13.  Fortalecimento da identidade

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

14.  Perpetuação de São Benedito e festa de São Pedro, festa de Nossa Senhora d’Ajuda

15.  Procissão de barcos na festa de São Pedro

Cultura Tradicional

16.  Manutenção dos laços da comunidade caiçara e dos moradores em geral

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

17.  Perda da memória cultural

18.  A população se torna mais frágil e fácil de ser dominada

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

Sem apontamentos

Cultura Tradicional

19.  Proliferação de templos evangélicos diminuindo o número de católicos que são os que representam as festas religiosas tradicionais de Ilhabela.   

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação

20.  Registro do canto da Verônica e dos Benditos enquanto a pessoa que a faz está viva

Financiamento

21.  Levantar o quanto se gasta em shows com estas festas (em relação ao orçamento geral da prefeitura, não só da Secretária de Cultura)

Políticas Públicas

22.  Promoção do turismo cultural

23.  Calendário oficial

Produção de Eventos

24.  Valores culturais

Cultura Tradicional

Sem apontamentos

Setor 7: Saberes Caiçaras


Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

1.      Não ter um Centro Cultural Caiçara
a.      Criar um centro de cultura caiçara com oficinas, exposições e venda não só de artesanato como também de alimentos


Formação Cultural - Capacitação

2.      Dificuldade de envolver jovens nas tradições
a.      Criar, junto à Secretaria de Educação, um calendário de cultura tradicional nas escolas com Festas Tradicionais Caiçaras: do mesmo jeito que as escolas produzem a festa junina, com quadrilha etc, promover festa com quebra chiquinha, comidas, música e danças e atividades de artesanato e pescaria.
b.      Criar um núcleo permanente de cultura caiçara junto à Secretaria de Educação, que pesquise a cultura caiçara, as possibilidades de inseri-la na escola, e capacite professores do centro e dos núcleos caiçaras.

3.      Falta de capacitação em gestão cultural.
a.      Produzir cursos de elaboração de projetos, planejamento e gestão de cultura para agentes culturais.

Financiamento

4.      Dificuldades de subsistência devido às diferenças da economia na cidade e o modo de vida nos núcleos caiçaras
a.      Criar programas de geração de renda para o caiçara com núcleos de venda para produtos caiçaras: artesanato, farinha, peixe seco..., em local nobre da cidade (Vila ou Perequê)
b.      Envolver os uma associação. Procurar apoio do Sebrae para profissionalizar e valorizar a cultura caiçara.


Políticas Públicas

5.      Localização Geográfica: faixa longa e estreita
a.      Criar roteiro de turismo caiçara,com visitas às comunidades. Verificar parceria com Parque e Secretaria de Turismo. Verificar as comunidades que desejam este tipo de ação.

6.      Proporção da população caiçara  x migrantes
a.      Mapear população caiçara e tradições mantidas nos núcleos e na região central

7.      Perda de espaço e moradia.
a.      Promover junto à outros orgãos público um serviço de atendimento ao caiçara, com auxílio para regularização de moradias, incluindo documentação

8.      Não priorizar a cultura caiçara
a.      Criar um grupo de trabalho para cultura caiçara, para resgate, valorização, elaboração de projetos.

9.      Falta de parcerias entre os empreendimentos voltados ao turismo para diminuição da sazonalidade baseado nos atrativos culturais
a.      Explorar a cultura caiçara como uma atividade turística de uma forma sustentável

10.  Ausência de uma política pública cultural efetiva

Produção de Eventos

11.  Mistura de outras culturas nas festas tradicionais caiçaras, como Festa de São Benedito com shows de pagode, sertanejo.
a.      Participar dos encontros preparatórios das festas. Programação com música tradicional, comida típica, etc.

Cultura Tradicional

12.  Enfraquecimento das tradições

13.  Mudança no modo de vida e valores dos caiçaras. Os filhos desconhecem sua própria cultura e se recusam a aprender. Acabam cedendo às influências da vida moderna e às culturas migrantes.
a.      Criar uma campanha de valorização do caiçara, através da divulgação de imagens que representem o seu modo de vida em banners. Verificar lei da cidade limpa e contrato com Kallas. Pedir que sejam abertos espaços para campanhas gratuitas.


Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

14.  Tradição ainda viva

15.  Tradição da pesca

16.  Residência (modos de morar – pau a pique)

17.  Fala (linguagem)

18.  Transporte (canoas)
a.      Criar o museu da cultura caiçara

Formação Cultural - Capacitação

Sem apontamentos

Financiamento

19.  Artes caiçaras: música, danças, teatro, arquitetura, histórias, artesanato
a.      patrocinar através de editais públicos,  o registro das artes caiçaras - cds, vídeos, publicações, etc

Políticas Públicas

Sem apontamentos

Produção de Eventos

20.  Festas Religiosas

21.  Congada de São Benedito

22.  Semana da Cultura Caiçara

Cultura Tradicional

23.  Preservação da cultura nas comunidades isoladas
a.      programa de geração de renda com venda de produtos em locais específios. Promover visitas controladas. Restauro e tombamento de casas caiçaras.

Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

24.  Conteúdos que normalmente são trabalhados na escola
a.      Criar, junto à Secretaria de Educação, programa de educação diferenciada para comunidades tradicionais

25.  Idéia de que cultura e identidade são conceitos fechados

Financiamento

Sem apontamentos

Políticas Públicas

26.  O turismo desordenado

27.  Urbanidade – ideal de progresso

Produção de Eventos      

Sem apontamentos
Cultura Tradicional

28.  Alimentação

29.  Cultura de massa, TV

30.  Dia a dia: influência externa

31.  Influência das religiões

Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)

Instalações

Sem apontamentos

Formação Cultural - Capacitação

Sem apontamentos

Financiamento

32.  Incentivos públicos para as tradições (através de editais estatais e federais)
a.      Capacitar um núcleo de projetos

Políticas Públicas

33.  Turismo Cultural

34.  Plano de Manejo do Parque

35.  Conselho e Plano Municipal de Cultura

Produção de Eventos

Sem apontamentos





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