Segue
abaixo análise situacional e propostas elaboradas durante o II Fórum Municipal
de Políticas Culturais de Ilhabela, realizado no Galpão das Artes em 24 e 25 de
maio.
Estas
propostas serão avaliadas durante a II Conferência Municipal de Cultura de
Ilhabela, que acontecerá novamente no Galpão das Artes, em 23 de agosto, a
partir das 16:30hs.
Participe! Faça suas
propostas através de um comentário no final da matéria!
Suas
idéias também serão consideradas na elaboração do nosso Plano Municipal de
Cultura*!
*O Plano
Municipal de Cultura estabelecerá as diretrizes para a Cultura em Ilhabela nos
próximos 10 anos
*Os itens numerados de 1 a 63 correspondem à análise situacional conforme realizada pelos presentes ao II Fórum de Políticas Culturais.
Os itens organizados por letras correspondem a propostas para a Cultura da Ilha, conforme apontadas durante o Fórum ou apresentadas depois ao Conselho Municipal de Políticas Culturais.
Setor 1: Artes (Plásticas, Visuais, Teatro, Dança, Literatura)
Pontos
Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens internas)
Instalações
1.
Bibliotecas e Casas de
Cultura não funcionam nos fins de semana.
a.
Criar projetos
específicos de inserção social dentro dos espaços públicos que sejam atrativos
para a comunidade.
b.
Aumento no numero de
funcionários trabalhando nos espaços já existentes e rodízio de horários para
permitir o funcionamento dos espaços nos finais de semana.
2.
Local para exibição de
filmes para a comunidade
a.
Criar condições para a
exibição de filmes ao ar livre.
b.
Ampliar o nº de
equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como
por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, etc.
3.
(Falta de) Cineclube
4.
(Não há) Ateliê de
artes plásticas para crianças
Formação Cultural - Capacitação
5.
Desvalorização do
profissional de Ilhabela (baixa remuneração, instabilidade e ausência de
programas de formação do iniciante ao especialista)
a.
Fazer o mapeamento
cultural no município incluindo artistas, produtores culturais (música,
dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, etc), eventos, e o
patrimônio histórico e cultural da cidade.
b.
Promover ações que
garantam a formação cultural da população visando: oferecimento de
cursos de iniciação cultural, formação para grupos artísticos nas diversas
áreas de atuação, de cursos vinculados à implantação de “corpos estáveis” e o
aprimoramento dos já existentes (como banda, orquestra, etc.).
c.
Desenvolver Ação
Cultural, buscando atender o binômio – levar a formação e os espetáculos
onde as pessoas estão em seu cotidiano – como, por exemplo, os bairros, as
praças, centro da cidade, etc, e, segundo: trazer as pessoas para os
equipamentos culturais existentes, - como o Teatro Municipal (em construção), a
Biblioteca, o Galpão das Artes, etc.
d.
Estimular, orientar e
apoiar a criação de associações de classe: teatro, dança, capoeira, etc.
e.
Estreitar as relações
da SMC com os setores organizados da comunidade, estabelecendo parcerias com
entidades sociais, movimentos sociais como ONGs, Associação de Moradores,
buscando ampliar o acesso, a formação e a difusão cultural.
6.
Inexistência de corpos
estáveis nas artes cênicas (corpo municipal de teatro e de dança).
a.
Por intermédio da lei,
criar corpos estáveis nas mais diversas áreas (teatro, dança, circo, bandas,
orquestras, etc...)
7.
Não há oficinas de
artes plásticas para crianças
8.
Falta profissionais
capacitados.
9.
A falta de ética de
alguns artistas em relação a seus colegas, o que provoca uma espécie de
diáspora que prejudica a arte.
a.
Estimular, em parceria
com o Instituto Ilhabela Sustentável, o debate sobre o papel da ética na
construção da cidadania.
10.
Falta de cursos
regulares e reconhecidos ligados a cultura
a.
Criação de cursos
profissionalizantes na cidade.
Financiamento
11. Dificuldade de financiamento para produções artísticas
locais
a.
Criar um Programa
Municipal de Estimulo a Cultura que através de editais disponibilize verbas
(0,2% do orçamento do município) para a realização de projetos nas diversas
modalidades artísticas: teatro, dança, música, literatura, hip-hop, etc.
b.
Que o poder público
forneça assessoria aos artistas na elaboração dos projetos destinados às
leis de incentivo a cultura.
Políticas Públicas
12.
Falta de cuidado e de
bom senso no direcionamento das verbas para contratação de shows, que na
maioria das vezes é discrepante com os eventos locais.
a.
Vincular o pagamento
de artistas representantes da cultura de massa a um patrocinador da iniciativa
privada.
b.
Vincular a contratação
de artistas representantes da cultura de massa ao patrocínio da iniciativa
privada, possibilitando que as verbas do poder público municipal sejam
empregadas para o desenvolvimento da cultura local.
13.
Faltam iniciativas
para a descoberta de novos talentos nas artes plásticas.
14.
Não utilização de
infra-estrutura própria (teatro, dança, música) como meio auxiliar de educação
e fomento cultural.
a.
Estimular a criação de
Programas de Arte–Educação integrando políticas de Educação e Cultura.
b.
Promover atuação
integrada com os Ministérios de Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e
Justiça.
c.
Criar um projeto de
Escola vai ao Teatro. (é uma forma de formação de público).
d.
Criar e apoiar um
projeto de Teatro na Escola e nos bairros, proporcionando aos estudantes e
educadores formação artística através de oficinas de arte e produção cultural.
e.
Incentivar a criação
do Jornal da Escola, junto às Secretarias de Educação com o propósito de
divulgar experiências pedagógicas e criativas nas escolas, utilizando artigos,
textos escritos pelos alunos, quadrinhos, fotos, ilustrações, charges com temas
como poesia, música, esporte e vivências nas escolas.
f.
Criar, apoiar e
participar da Feira do Livro Infantil e das atividades ligadas à literatura
infantil.
g.
Criar , apoiar e
participar de um Programa de Estímulo à Leitura, usando o teatro como
instrumento, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de
Educação.
h.
Criar, apoiar e
participar de um programa de Contação de Estórias, através de técnicas
teatrais, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de
Educação.
i.
Criar, apoiar e
participar de um Concurso de Redação em parceria com as Bibliotecas
Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
j.
Criar, apoiar e
participar de um Concurso de Contos e Romances em parceria com as
Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
15.
Pouca importância no
setor “cinema” e “fotografia”
a.
Criar/instalar Centro
Digital de Documentação e Produção de Vídeos, que permita a coleta de imagens e
produção de documentários, filmes, etc. A criação de estruturas audiovisuais
atuais que deverão ser sempre digitais pelo fato de ser essa a tecnologia mais
barata e flexível, além de permitir a veiculação e a divulgação de mensagens
pela Internet.
b.
Criar cursos de
foto e vídeo na FUNDACI.
c.
Criar concurso anual
de fotografias.
16.
E a literatura, cadê?
a.
Programa de Estímulo à
Leitura junto às escolas usando o teatro como ferramenta.
b.
Feira do Livro
Infantil.
c.
Contação de Estórias
17.
A falta de eventos
culturais significativos que atraiam os focos da sociedade não só regional como
também nacional e internacional. Teatro, cinema, música, etc.
a.
Instituir corredor
cultural para intercambio das artes produzidas no Litoral Norte e no Vale
do Paraíba (com foco maior nas cidades que compõem o cinturão caipira do
estado) de modo a fortalecer a produção, a formação e a organização cultural
regional.
18.
A politicagem com
cargos dados a pessoas sem competência na área.
Produção de Eventos
19.
Sazonalidade, atrair
turistas na baixa temporada.
a.
Estabelecer parceria
com a Secretaria de Turismo para a divulgação das festas religiosas e da arte
produzida no município.
b.
Promover festivais/mostras
de teatro, de cinema, de culinária, etc.
20.
Pouca oferta de opções
culturais no fim de semana
21.
Divulgação não é
eficiente
a.
Plano de divulgação
eficiente dos trabalhos já existentes na cidade
22.
Mais coisas ligadas à
Semana de Vela.
a.
Instituir um
calendário de apresentações culturais para acontecer durante a semana de vela.
Cultura Tradicional
23.
A história (não
seria estória?) da Congada é pouco difundida nas escolas (o que é, o que
representa, etc...)
a.
Estabelecer parceria
com a Secretaria de Educação e ver a possibilidade de inclusão do assunto no
currículo escolar (educação artística? história?) e/ou workshop durante
a semana caiçara.
Pontos Fortes
(aspectos positivos da
nossa cultura, com causas ou origens internas)
Instalações
24. A existência de espaços para a produção
cultural.
a.
Ampliar o
nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de
pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc
Formação Cultural - Capacitação
25. (Cursos na área de) Dança e Teatro.
26. Preocupação com crianças e jovens.
a.
A parte de
formação: cursos existentes nos espaços culturais, nas diversas áreas, teatro,
dança, artes plásticas e música.
27. Muitos artistas competentes.
Financiamento
28. Diversas ações realizadas
com recursos captados pelo terceiro setor: festival de Dança, dois Pontos de
Cultura, entre outras.
Políticas
Públicas
29. O empenho da atual administração no
estimulo da governança/gestão participativa.
30. A existência de oficinas e o
investimento público na manutenção e realização de eventos.
31. A existência de espaços para a produção
cultural
a. Ampliar o nº de equipamentos existentes
visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão
palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc.
32. Circuito cultural
Produção de Eventos
33. Dança & Movimento.
34. Aniversário da Cidade
Cultura Tradicional
35. Congada
36. Valorização das Tradições
populares
37. Reconhecimento de uma
identidade cultural
38. Música Regional
Ameaças
(aspectos negativos para
a nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
39.
A força evasiva da
cultura de massa. (não seria invasiva?)
40.
Comodismo
41.
A força da cultura
puramente comercial e televisiva
42.
Modismo
43.
Globo
44.
Importância de shows
“da moda” que empobrece a cultura local.
Financiamento
45.
Tudo ser uma mentira
(Federal).
Políticas Públicas
46.
Esmorecimento da
parceria Poder Público e Civil.
47.
A falta de
pertencimento dos migrantes.
a.
Criar um programa
cultural que atenda as necessidades dos migrantes para que eles se sintam
pertencentes à cidade que os acolheu e passem a curti-la e respeitá-la. (um
festival de culinária por ex. que funcione como elemento aglutinador para a
apresentação da cultura e saberes das regiões representadas)
48.
Retrocessos provocados
pelas mudanças de governo.
a.
Fazer com que as
propostas para o Plano Municipal de Cultura sejam transformadas, com urgência,
em Projeto de Lei para ser aprovado ainda nesta gestão.
49.
Ampliação do Porto.
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
50.
Difusão da cultura
regional migrante e supressão da cultura local.
Oportunidades
(aspectos positivos
para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
51.
Inclusão digital (a
crescente oferta de cursos e serviços na área)
Financiamento
52.
Fomento de projetos
53.
Possibilidade de
abertura de mais editais ou ampliação dos já existentes.
54.
Cursos de capacitação fornecidos
pelo estado para a elaboração de projetos.
a.
Firmar parcerias com
governo Federal e Estadual.
55.
O fato de Ilhabela ser
uma cidade indutora de turismo sustentável.
56. Benefícios culturais do ProAC e
FUNARTE.
57.
Oportunidade de
empregos (Ex: bombeiro não existia, agora tem).
a.
Realizar seminário de
economia criativa, visando novas oportunidades de geração de renda na área
cultural.
Políticas Públicas
58.
Gestão participativa
59.
Fomento de projetos
60.
Potencial turístico
61.
Participação da
sociedade civil numa gestão compartilhada dos recursos humanos e financeiros
62.
Plano que envolve os
quatro municípios do Litoral Norte como atrativos para a região.
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
Setor 2: Artesanato
Pontos Fracos
(aspectos negativos da nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
(pontos fracos)
1. Falta
de espaço para comercialização
a. Criação
de Eventos de Cultura. Criação de Espaço
permanente para comercialização de artesanato
Formação
Cultural / Capacitação (pontos
fracos)
2. (Não há) Contratação
de Curso de Gestão Cultural
a.
Contratação de Curso de Gestão Cultural vindo da
Secretaria de Cultura do Estado
3. (Pouca) Qualidade
dos produtos
a. Desenvolver
identidade e planejamento de marketing dos produtos
b. Fomentar a
pesquisa a outros destinos que tiveram sucesso
Financiamento
(pontos fracos)
4. Inexistência
de cooperativa de venda
a.
Criação de cooperativa com o apoio do Setor Público
Políticas
Públicas (pontos
fracos)
5. Falta de
fiscalização
a.
Criar mecanismo de fiscalização dos produtos
artesanais do município
6. Falta
de diálogo com outros segmentos do município
7. Relação
entre Poder Público e os artesãos é fraca
8. (Não
há) União do segmento
a. Buscar
uma integração entre os Conselhos de Turismo e Cultura para que haja uma
parceria em eventos afins às duas secretarias
b. Criar
parcerias com outros segmentos e secretarias do município na participação de
eventos pré-existentes subdividindo-os em subgrupos para um melhor
reconhecimento entre eles.
Produção
de Eventos e parcerias (pontos
fracos)
9. (Não
há) Intercâmbio (feiras)
a. Participação
em feiras fomentando a divulgação do território (criando parcerias)
Cultura
Tradicional (pontos
fracos)
Sem
apontamentos
Pontos Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
(pontos fortes)
Sem apontamentos
Capacitação
(pontos fortes)
10. Temos a
atividade da SUTACO no município com aproximadamente 300 artesãos cadastrados.
11. Existência
de duas Associações de Classe no setor
12. Matérias-primas
naturais
Financiamento
(pontos fortes)
Sem apontamentos
Políticas
Públicas (pontos fortes)
13. Temos
aproximadamente 300 cadastrados na SUTACO no município
Produção
de Eventos (pontos fortes)
14. Muita
Criatividade
15. Cidade
Turística
16. Segmentos
governamentais, municipais, não governamentais (Secretaria Cultura, Fundação,
SUTACO, SEBRAE, Pés no Chão, etc.) em plena atividade
Cultura
Tradicional (pontos fortes)
Sem apontamentos
Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens
externas)
Instalações
(ameaças)
Sem
apontamentos
Formação
Cultural – Capacitação (ameaças)
Sem apontamentos
Financiamento
(ameaças)
Sem apontamentos
Políticas
Públicas (ameaças)
17. Ampliação
do Porto
18. Invasão de
artesãos nas temporadas
19. “Made in
China”
20. “Industrianato”
Produção
de Eventos (ameaças)
21. Sazonalidade
Cultura
Tradicional (ameaças)
Sem apontamentos
Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
(oportunidades)
Sem apontamentos
Formação
Cultural – Capacitação (oportunidades)
22. Capacitações
Gerenciais
Financiamento
(oportunidades)
23. Cidade
Indutora de turismo
Políticas
Públicas (oportunidades)
Sem apontamentos
Produção
de Eventos e Parcerias (oportunidades)
24. Copa
do Mundo
25. Temporada
26. Cruzeiros
27. Capital
Nacional da Vela
28. Projeto
Circuito Turístico Regional
Setor 3: Arqueologia e Patrimônio Cultural
Pontos Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
1.
Falta de um museu
histórico municipal
2.
Efetivação de um museu
para visitação (com auditório e salas para palestras, cursos, oficinas e
capacitação para profissionais)
3.
Falta ou dificuldade
de acesso ao patrimônio histórico e arqueológico de Ilhabela (Forte Ponta das
Canas e Fazenda Engenho D´Água por exemplo)
a.
Parceria entre o poder
público e a sociedade civil para dar condições de acesso, visita ou pesquisa
local
Formação Cultural - Capacitação
4.
Marketing e divulgação
inadequada a respeito do patrimônio
a.
Criar um plano
educacional que contemple a valorização e a conscientização e conservação do
patrimônio
5.
Falta de programação
dentro da grade curricular que contemple informações sobre o patrimônio
arqueológico e histórico cultural.
6.
Inclusão e parceria
com a Secretaria de Educação para fomento do patrimônio.
Financiamento
7.
Falta de verbas para
pesquisas
8.
Falta de verbas para
datações arqueológicas
Políticas Públicas
9.
Falta de uma política
integrada de educação e fiscalização
a.
Criação de equipe de
fiscalização qualificada e direcionada
b.
Medidas de punição aos
infratores.
10.
Documentação histórica
na mão de particulares e de difícil acesso
a.
Que se cumpram as leis
relacionadas ao patrimônio histórico e arqueológico (Condephaat, IPHAN e leis
municipais
b.
Criar arquivo
documental dentro do museu e incentivar a devolução da documentação pública
11.
Falta de incentivo
e/ou apoio para pesquisa e datações arqueológicas
a.
Mais incentivo e apoio
à pesquisa.
b.
Definição da questão
da dotação orçamentária própria do IHGAI ou a inclusão na LDO de uma rubrica a
ser utilizada nesta questão
Produção de Eventos
12. Falta de divulgação do
patrimônio de maneira ampla e falta de sinalização dos mesmos em alguns casos
a.
Integração e uniformização da informação para divulgação turística
Cultura Tradicional
13.
A estátua da entrada
da cidade não caracteriza a cultura caiçara.
a.
Realização de
plebiscito ou audiência pública para saber se a estátua se identifica com a
cultura caiçara.
b.
Realização de concurso
para escolha de novo símbolo (estátua símbolo feita por artista local).
Pontos Fortes
(aspectos positivos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
14.
Cursos periódicos
realizados
15.
Pesquisas que estão
sendo atualmente realizadas
16.
Pessoas capacitadas e
multiplicadoras do conhecimento
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
17.
Aproveitamento
turístico do patrimônio arqueológico (city tour)
18.
Diálogo Aberto à
comunidade
Produção de Eventos
19.
Exposições periódicas
realizadas no Município
Cultura Tradicional
20.
Reconhecimento da
cultura local e respeito às manifestações
Ameaças
(aspectos negativos
para a nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
21.
Pirataria, caçadores
de tesouros e naufrágios e remoção de objetos (destruição de sítios).
a.
Criação de equipe de
fiscalização
Formação Cultural - Capacitação
Sem apontamentos
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
22.
Especulação e pressão
imobiliária e ocupação desordenada
23.
Turismo de massa sem
controle
b.
Criar multiplicadores
tanto para a educação quanto para a fiscalização
Produção
de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Oportunidades
(aspectos positivos
para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
Sem apontamentos
Financiamento
24.
Captação de recursos e
investimento externo
25.
Parcerias diversas
26.
Fomento das pesquisas,
e da revitalização e valorização do patrimônio histórico e arqueológico.
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Setor 4: Carnaval
Pontos Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
1. Espaço físico com infra-estrutura para
trabalhar
a.
Espaço
para as agremiações (galpão)
2. Localização dificulta o evento
a.
Escolha de
outro local (com espaço adequado), que não seja a Vila
3. Condições da Avenida (calçamento,
altura limitada e estruturas) para desenvolver o crescimento da escola.
4. Espaço para o armazenamento da
reciclagem do carnaval
Formação Cultural - Capacitação
5. Falta capacitação
a.
Oficinas
de criação de artistas carnavalescos
6. Falta de diálogo entre os segmentos em
que o carnaval está inserido.
a. Promover encontros durante o ano, com o
intuito de promover o diálogo entre os segmentos
b. Infiltrar o tema Carnaval dentro dos
diversos segmentos: escultura (artesanato), pintura (artes plásticas), dança,
etc.
7. Enredos fracos para blocos
8. Identidade do carnaval
a. Promover encontros que foquem a
qualidade e identidade: o que realmente a comunidade entende de carnaval para a
sua cidade.
b. Conceito identidade deste carnaval
(isto sendo forte, você atrai mais recursos, participação maior da sociedade e
poder público através da qualidade do carnaval que a Ilha quer)
Financiamento
9. Insuficiência de verba
10. Poucos recursos (verba), poderiam ser
melhores
a.
Estimativa
de valores para se manter o nível qualidade das Escolas da cidade é de R$
60.000,00 (valor em 2012), com menos tem que reduzir o brilho do espetáculo
Políticas Públicas
11. Turismo e cultura
a. Inserção do carnaval com o turismo
b. Inserir as Escolas de Samba e seu
trabalho nas paradas de navio.
12. Ilhabela não é forte em relação ao
carnaval
a. Garantia do carnaval em lei com desfile
de escolas e blocos
b. Dar o mesmo valor ao carnaval como as
outras festas populares.
13. Falta da real visão de certos
administradores políticos sobre o carnaval, que analisam o mesmo como
dispensável
a.
Levar o
assunto (formato do carnaval) para o legislativo, criando leis específicas.
14. Influência política, que não se adere
ao carnaval
a.
Lei Municipal
sobre o formato do carnaval para que preferências políticas não quebrem a
tradição
Produção de Eventos
15. A divulgação é insatisfatória
16. Falta clareza nos objetivos do Carnaval
17. Problemas de Logística e Organização
a.
Promover
encontros para definição coletiva sobre: organização, objetivo e meta (com isso
bem claro fica difícil sofrer ameaças políticas e religiosas)
18. Falta de adiantamento de parte da verba
para início dos trabalhos
a.
Destinação
da subvenção de forma antecipada para as entidades comprarem o material
antecipadamente
19. Ainda não alcançamos a qualidade pretendida
do carnaval (que tipo de carnaval nós queremos)
20. Pouca qualidade dos blocos
(apresentação)
21. Valor atual compromete a qualidade
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Pontos Fortes
(aspectos positivos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
22.
Integração da
comunidade com a cultura
23. Reciclagem, criação, trabalho
apresentado na avenida em comunidades
24. Comunidade unida
25. Um carnaval razoavelmente artesanal
realizado pelos nossos artistas/artesãos
26. Formação de músicas
27. Aproximação do povo com a arte num todo
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
28. Produto carnaval
a.
Criar
espetáculos turísticos, culturais e musicais com as Entidades
29. Encantamento do povo na apresentação
30. Plásticas Carros Alegóricos
31. Sambas
32. A beleza plástica das escolas, mesmo
utilizando os poucos recursos despendidos
33. Milagre que fazem os carnavalescos com
a verba destinada
34. Alegria da população
35. Riqueza nas fantasias
36. Bateria (que envolve todos neste dia)
37. Divulgação social de artes
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Ameaças
(aspectos negativos
para a nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
38.
O formato do carnaval
em outras cidades, que acaba gerando uma visão massificada do carnaval,
dificultando a formação de uma identidade própria.
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Oportunidades
(aspectos positivos
para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
Sem apontamentos
Financiamento
39.
O grande interesse
nacional nesta festa popular, que acaba atraindo centenas de turistas e
investimentos.
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Setor 5: Diversidade Cultural
Pontos Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem
apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
1.
Falta de qualificação
e capacitação técnica
2.
Falta de síntese das várias
culturas dificulta a identidade cultural
3.
Falta de educação
básica
a.
Realização de
workshops para educadores e agentes culturais sobre as diversas culturas existentes
no município.
4.
Falta de
conscientização, respeito e adequação como um modelo de civilização à condição
deste município ser o único vizinho de um Parque Estadual.
a.
Realização de um
workshop com 03 setores ( público, comercial e associações) para a realização
de um programa de educação cidadã a ser aplicado em todo o município enfocando
a visão: O Homem no Parque
Financiamento
Sem
apontamentos
Políticas Públicas
5. Preconceito e Segregação
6. Falta de eventos adequados a
diversidade cultural
a.
Criação de
um projeto de lei para a criação de uma data comemorativa de diversidade
cultural no município. Ex: “ Festival Cultural de Ilhabela “
7. Falta de legislação que favoreça a
diversidade cultural no município
a. Criação de um projeto de lei que
reconheça a diversidade cultural no município.
b.
Cadastramento das
atividades sócio culturais das comunidades tradicionais no sistema nacional de
informação.
Produção de Eventos
8. Preconceito e Segregação
9. Grande desigualdade sócio-econômica em
prejuízo da cultura
10. Falta de diálogo entre as culturas diversas
11. Falta de eventos adequados a
diversidade cultural
a.
Elaboração
de um evento sócio-cultural anual pré-fixado no calendário da cidade que reúna
todas as camadas sócio-econômicas do município onde a a troca de saberes e
tradições seja a tônica do evento. Ex: “Festival Cultural de Ilhabela “
Cultura Tradicional
12.
Desvalorização da
Cultura Caiçara
a.
Cadastramento das
atividades sócio culturais das comunidades tradicionais no sistema nacional de
informação.
Pontos Fortes
(aspectos positivos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem
apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
13.
Riqueza de vocábulos
14.
Riqueza na culinária
15.
Diversidade de
vivências culturais
Financiamento
Sem
apontamentos
Políticas Públicas
16.
Um bom diálogo com o
poder público
17.
Ter o território
limitado pelo Parque Estadual
Produção de Eventos
18.
Grande diversidade
cultural existente
19.
Pessoas altamente
qualificadas que vêm morar na ilha
20.
Influência externa que
gera melhora da cultura local
21.
Riqueza na culinária
22.
Diversidade de
vivências culturais
Cultura Tradicional
Sem
apontamentos
Ameaças
(aspectos negativos
para a nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
23.
Perder os espaços de
eventos e cultura
24.
Descaracterização do Centro
Histórico
Formação Cultural - Capacitação
25.
Cultura de massa e
populista barulhenta e inadequada
26.
Cultura do lixo não
sustentável
27.
Hiper valorização dos
carros, muros, barulho e velocidade
Financiamento
Sem
apontamentos
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção
de Eventos
28.
Cultura de massa e
populista barulhenta e inadequada
Cultura Tradicional
Sem
apontamentos
Oportunidades
(aspectos positivos
para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem
apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
29.
Integração entre as
secretarias – cultura, educação, turismo e esporte
30.
Grande número de
agentes culturais
Financiamento
31. Ampliação e desenvolvimento do turismo sustentável
32.
Integração entre as
secretarias – cultura, educação, turismo e esporte
Políticas Públicas
33.
Adesão e implementação
do Programa Agenda 21 da Cultura do Município
a.
Criação de um projeto
de lei para adesão e implementação do Programa Agenda 21 da Cultura do
Município
34.
Criação de leis de
fomento a diversidade cultural
35. Ampliação e desenvolvimento do turismo sustentável
Produção de Eventos
36. Realização de eventos multiculturais (pela grande
diversidade existente)
Cultura Tradicional
37. Riqueza de saberes, festividades e tradições caiçaras
Setor 6: Festas e Expressões Religiosas
Pontos
Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens internas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
1.
Rara participação dos jovens
Financiamento
Políticas Públicas
2. Diluição
das festas religiosas
3. Falta de
envolvimento da Secretaria do Turismo nas questões culturais
4. Desconhecimento
do poder público (ineptos)
5. Falta de
registros iconográficos mais antigos
Produção de
Eventos
6. Muita verba
direcionada a uma grande quantidade de shows evangélicos
7. Shows caros
que nada têm a ver com as festas , exaltando a cultura de massa que já conta
com uma grande oportunidade de divulgação na grande mídia
8. Shows nas
festas religiosas que não contemplam a diversidade cultural e sim apenas o que
já transborda na mídia
9. Comunicação
deficiente
10. Divulgação
falha
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Pontos
Fortes
(aspectos positivos da nossa cultura, com causas ou origens internas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
11. Valorização
da cultura popular
12. Preservação
de memória
13. Fortalecimento
da identidade
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
14. Perpetuação
de São Benedito e festa de São Pedro, festa de Nossa Senhora d’Ajuda
15. Procissão
de barcos na festa de São Pedro
Cultura Tradicional
16. Manutenção
dos laços da comunidade caiçara e dos moradores em geral
Ameaças
(aspectos negativos para a nossa cultura, com causas ou origens
externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
17. Perda da
memória cultural
18. A população
se torna mais frágil e fácil de ser dominada
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
19. Proliferação
de templos evangélicos diminuindo o número de católicos que são os que
representam as festas religiosas tradicionais de Ilhabela.
Oportunidades
(aspectos positivos para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
20. Registro do
canto da Verônica e dos Benditos enquanto a pessoa que a faz está viva
Financiamento
21. Levantar o
quanto se gasta em shows com estas festas (em relação ao orçamento geral da
prefeitura, não só da Secretária de Cultura)
Políticas Públicas
22. Promoção do
turismo cultural
23. Calendário
oficial
Produção de Eventos
24. Valores
culturais
Cultura Tradicional
Sem apontamentos
Setor 7: Saberes Caiçaras
Pontos Fracos
(aspectos negativos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
1.
Não ter um Centro
Cultural Caiçara
a.
Criar um
centro de cultura caiçara com oficinas, exposições e venda não só de artesanato
como também de alimentos
Formação Cultural - Capacitação
2.
Dificuldade de
envolver jovens nas tradições
a. Criar, junto à Secretaria de Educação,
um calendário de cultura tradicional nas escolas com Festas Tradicionais
Caiçaras: do mesmo jeito que as escolas produzem a festa junina, com quadrilha
etc, promover festa com quebra chiquinha, comidas, música e danças e atividades
de artesanato e pescaria.
b. Criar um núcleo permanente de cultura
caiçara junto à Secretaria de Educação, que pesquise a cultura caiçara, as
possibilidades de inseri-la na escola, e capacite professores do centro e dos
núcleos caiçaras.
3.
Falta de capacitação
em gestão cultural.
a.
Produzir cursos de
elaboração de projetos, planejamento e gestão de cultura para agentes
culturais.
Financiamento
4.
Dificuldades de
subsistência devido às diferenças da economia na cidade e o modo de vida nos
núcleos caiçaras
a.
Criar programas de
geração de renda para o caiçara com núcleos de venda para produtos caiçaras:
artesanato, farinha, peixe seco..., em local nobre da cidade (Vila ou Perequê)
b.
Envolver os uma
associação. Procurar apoio do Sebrae para profissionalizar e valorizar a
cultura caiçara.
Políticas Públicas
5.
Localização
Geográfica: faixa longa e estreita
a.
Criar roteiro de
turismo caiçara,com visitas às comunidades. Verificar parceria com Parque e
Secretaria de Turismo. Verificar as comunidades que desejam este tipo de ação.
6.
Proporção da população
caiçara x migrantes
a.
Mapear população
caiçara e tradições mantidas nos núcleos e na região central
7. Perda de espaço e moradia.
a.
Promover
junto à outros orgãos público um serviço de atendimento ao caiçara, com auxílio
para regularização de moradias, incluindo documentação
8. Não priorizar a cultura caiçara
a.
Criar um
grupo de trabalho para cultura caiçara, para resgate, valorização, elaboração
de projetos.
9. Falta de parcerias entre os
empreendimentos voltados ao turismo para diminuição da sazonalidade baseado nos
atrativos culturais
a.
Explorar a
cultura caiçara como uma atividade turística de uma forma sustentável
10. Ausência de uma política pública
cultural efetiva
Produção de Eventos
11. Mistura de outras culturas nas festas
tradicionais caiçaras, como Festa de São Benedito com shows de pagode,
sertanejo.
a.
Participar
dos encontros preparatórios das festas. Programação com música tradicional, comida
típica, etc.
Cultura Tradicional
12. Enfraquecimento das
tradições
13. Mudança no modo de vida e valores dos
caiçaras. Os filhos desconhecem sua própria cultura e se recusam a aprender.
Acabam cedendo às influências da vida moderna e às culturas migrantes.
a.
Criar uma
campanha de valorização do caiçara, através da divulgação de imagens que
representem o seu modo de vida em banners. Verificar lei da cidade limpa e
contrato com Kallas. Pedir que sejam abertos espaços para campanhas gratuitas.
Pontos Fortes
(aspectos positivos da
nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
14. Tradição ainda viva
15. Tradição da pesca
16. Residência (modos de morar – pau a
pique)
17. Fala (linguagem)
18. Transporte (canoas)
a.
Criar o museu da
cultura caiçara
Formação Cultural - Capacitação
Sem apontamentos
Financiamento
19.
Artes caiçaras:
música, danças, teatro, arquitetura, histórias, artesanato
a.
patrocinar através de
editais públicos, o registro das artes
caiçaras - cds, vídeos, publicações, etc
Políticas Públicas
Sem apontamentos
Produção de Eventos
20. Festas Religiosas
21. Congada de São Benedito
22. Semana da Cultura Caiçara
Cultura Tradicional
23.
Preservação da cultura
nas comunidades isoladas
a.
programa de geração de
renda com venda de produtos em locais específios. Promover visitas controladas.
Restauro e tombamento de casas caiçaras.
Ameaças
(aspectos negativos
para a nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
24.
Conteúdos que
normalmente são trabalhados na escola
a.
Criar, junto à
Secretaria de Educação, programa de educação diferenciada para comunidades
tradicionais
25.
Idéia de que cultura e
identidade são conceitos fechados
Financiamento
Sem apontamentos
Políticas Públicas
26.
O turismo desordenado
27.
Urbanidade – ideal de
progresso
Produção
de Eventos
Sem apontamentos
Cultura Tradicional
28.
Alimentação
29.
Cultura de massa, TV
30.
Dia a dia: influência
externa
31.
Influência das
religiões
Oportunidades
(aspectos positivos
para nossa cultura, com causas ou origens externas)
Instalações
Sem apontamentos
Formação Cultural - Capacitação
Sem apontamentos
Financiamento
32.
Incentivos públicos
para as tradições (através de editais estatais e federais)
a.
Capacitar um núcleo de
projetos
Políticas Públicas
33.
Turismo Cultural
34.
Plano de Manejo do
Parque
35.
Conselho e Plano
Municipal de Cultura
Produção de Eventos
Sem apontamentos
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