ATA COMPCI
2ª Reunião ordinária dia 03/02/2021
Via google meets
Inicio às 18h término as 20h10
Conselheiros presentes:
Debora Bergamini
Juliana Borges
Marcos De Oliveira Cardial Júnior(Kiko)
Maria Valeria Gago
Luiz Carlos Pichot
Tarcisio Cesar
Marcos Gutti - Secretario de cultura
total de participantes: 26 PESSOAS
Diante das pautas apresentadas, foi exposto:
ESCLARECIMENTOS SOBRE MEDIDAS DE INCLUSÃO DAS COMUNIDADES TRADICIONAIS NA LAB
Débora expõe como foi o trâmite a respeito do assunto e esclarece sobre o ofício enviado para o conselho. Menciona sobre a necessidade de adequação de editais específicos para a comunidade caiçara e Gutti diz alinhar com este pensamento. E propõe um grupo de trabalho que possa organizar ideias que possam contemplar as comunidades caiçaras e convida a conselheira Valéria para auxiliar.
FORMAÇÃO DO GRUPO DE TRABALHO PARA REVISÃO DO REGIMENTO INTERNO DO CONSELHO E DO FUNDO
Débora expõe sobre a formação de grupos de trabalho de forma setorial através do Fórum de Cultura e sugere a formação de um grupo de trabalho para revisão de regimento interno do COMPCI e do Fundo Municipal. As pessoas que se colocaram para esse GT foram: Débora, Juliana, Aline, Tarcísio, Naiara.
Foi citado para que se convide a Tina e o Catolé para fazer parte desse grupo, já que eram integrantes do antigo conselho para auxiliar.
FILM COMISSION
Juliana expõe sobre o que é a Film Comission e as resoluções feitas até então sobre o assunto. Gutti explica que precisa fazer um plano de trabalho para dar continuidade ao invés de fazer um novo.
Marcos Gutti explica que precisa fazer um plano de trabalho para dar continuidade ao invés de fazer um novo. Disse também que vai batalhar por uma parceria para que haja uma equipe local independente da SP Cine e mencionou que a film comission poderia viabilizar mais filmagens em Ilhabela e, consequentemente, gerar renda para atividades ligadas ao turismo. Menciona o contato com a Netflix para fazer outras parcerias de filmagem no município e se compromete a compartilhar as informações com o COMPCI.
Juliana menciona sobre a adequação da aprovação da Film Commission e pontua sobre a necessidade de avaliação sobre o assunto e solicita que um membro do COMPCI esteja presente nessas decisões.
Débora reitera que Juliana já foi eleita em outra reunião do conselho como representante do COMPCI na Film Comission.
ENCAMINHAMENTO DAS SOLICITAÇÕES DOS ARTESÃOS
Gutti esclarece que tem ficado em contato com os representantes dos artesãos e que estão buscando um espaço definitivo e meios que solucionem as reivindicações feitas.
Naiara agradece o ponto de luz instalado na vila e solicita a autorização por hora da utilização de barracas próprias para proteção do sol. Gutti fala que vai verificar se pode e retorna com a resposta para os representantes.
Pichot questiona sobre o ponto de luz na praça Elvira Storace e Gutti diz que vai providenciar também.
Gutti menciona que pretende alugar um espaço adequado para os artesãos e menciona auxiliar os artesãos das comunidades tradicionais para colocar seus trabalhos. Sugere a Valéria que os trabalhos possam ficar na sala onde está ocupado pelo fundo social na vila e ela diz que será bem vindo, e menciona que não há comunicação indicativa sobre a exposição dos artesanatos locais para venda.
Gutti menciona que pretende fazer uma melhoria na comunicação de forma geral na área da cultura, inclusive da parte histórica do município.
Juliana menciona que Nuno já havia feito este trabalho em sua gestão e que disponibilizou fotos dessas placas e ficou de encaminhar para o conselho.
AÇÕES EMERGENCIAIS AOS TRABALHADORES DA CULTURA IMPOSSIBILITADOS DE TRABALHAR DEVIDO A PANDEMIA
Débora deliberou que esta pauta fosse tratada na próxima reunião já que muitos grupos de trabalho setoriais não haviam tido tempo de se organizar para apresentar as propostas.
Aline mencionou para conhecimento do secretário que foi feito um grupo de trabalho através do COMPCI, que está trabalhando há alguns meses na revisão do credenciamento dos músicos e também informou que já foram iniciadas as propostas para auxílio da classe nessa época de pandemia e convocou mais músicos presentes na reunião para participar. Pedro, Kiko e Regina se manifestaram para que pudessem contribuir também.
Gutti mencionou que está trabalhando no credenciamento e solicitou o auxílio do Jota e disse que encaminhará pro conselho o que havia feito sobre este assunto.
Aline, Kiko e Tarcísio mencionam que entraram em contato com o Jota para que ele se somasse ao grupo, porém ele não respondeu ninguém.
Aline propõe que seja uma ação conjunta com este grupo de trabalho e não apenas com a AMI ou o Jota para que pudesse ser algo mais democrático e contemplar todos os músicos independente de qualquer vínculo nesse momento emergencial do setor.
Débora menciona a necessidade de contemplar outros artistas além dos músicos neste credenciamento conforme reunião feita em 2019 e Gutti diz que vai estudar a possibilidade de aumentar a demanda de credenciados para outros ramos artísticos.
SEMANA DA ARTE
Gutti diz que está em contato com a comunicação para conseguir melhorar a divulgação da semana da arte e da cultura em geral.
Aline, Pedro, Kiko e Juliana mencionam da necessidade de ter uma plataforma específica sobre a semana da arte e Débora solicita que haja envolvimento de alguma pessoa da Fundaci para auxiliar, e coloca o COMPCI a disposição para auxiliar nesse processo.
Gutti disse que vai procurar uma solução para a melhor divulgação da semana da arte.
LEI DE PROTEÇÃO DE PATRIMÔNIO NA CÂMARA
Débora solicita sobre o encaminhamento da lei e Gutti diz que precisa rever pois há impedimentos jurídicos para dar continuidade.
ESCLARECIMENTOS DO EDITAL DE FOMENTO
Débora expõe sobre todo o processo da LAB no município e explica sobre a função e a importância do edital de fomento para o município. Sugere que o valor destinado ao fundo pode ser maior que os mínimo de 3% e que isso contemplaria toda a comunidade artística local para que apresentassem projetos pro município de forma mais democrática.
Débora esclareceu dúvidas pertinentes ao edital e mencionou sobre a reunião técnica que haverá na sexta junto ao financeiro e jurídico e solicita que o secretário mande uma pessoa da secretaria que acompanhará esse processo para esta reunião.
PRÓXIMA REUNIÃO DIA 03 DE MARÇO às 15H30.
Nenhum comentário:
Postar um comentário