terça-feira, 13 de outubro de 2015

Relembrando as atividades do 
Conselho de Políticas Culturais em 2015

Setembro




ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela17/09/2015, às 14:00

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Extraordinária COMPCI

OBJETIVO:
·         Conversa e esclarecimentos sobre alguns pontos sobre a repercussão da nossa última reunião extraordinária, do dia 10/09, de apresentação do Prefeito Municipal Antonio Luiz Colucci do novo projeto do TEATRO com as adequações do TAC.

PARTICIPANTES:
Nome

Entidade
Zuleide S. Moura
Espaço do Artesão (titular)
Noemi Petarnella
Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (titular)
Nuno Gallo
Secretaria de Cultura (titular)
Raymundo Araujo
Associação Comercial Ilhabela (titular)
Maria Silvia Pugliese
Ilhabela Convention & Visitors Bureau (visitante)
Fernando A. B. Siqueira
Lions Club (suplente)
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela (titular)
Clarissa Nogueira Mariotti
Rotary Club de Ilhabela (titular)
Adriano Leite da Silva
Membro de Notório Saber (titular)
Maria Cristina Bruncek Ferreira
Pés no Chão (titular)
DESCRIÇÃO:

1.       A reunião extraordinária foi chamada pela presidente Clarissa Mariotti, após receber diversas reclamações de conselheiros que se sentiram ofendidos e pediram esclarecimentos sobre o posicionamento da conselheira Teresa Cristina Caiuby, representante do Instituto Ilhabela Sustentável, responsável pelo voto de abstenção,que no dia seguinte da reunião extraordinária do dia 10/09/2015 fez uma publicação  no grupo fechado "Eleições- Ilhabela", de uma matéria escrita pela assessoria de comunicação da Prefeitura e publicada pelo Jornal Tamoios News, neste dia, na qual na qual ela questiona a veracidade da afirmação:"O novo projeto do Centro de Convenções e Teatro de Ilhabela foi aprovado pelos conselhos municipais de Cultura e Turismo." 

    Em resposta direta ao comentário de Thiago Motta nesta mesma publicação onde ele coloca: Matéria superficial, teatro de mentira, conselhos vendidos, sociedade omissa.. qual a novidade?' Ela responde: Infelizmente, devo concordar com você que a situação é bem parecida com a que você descreveu, mas a novidade é que são pessoas conhecidas da nossa pequena sociedade... até que ponto as pessoas chegam para manter o seu status-quo...nem examinaram as plantas...



2.       Apesar de não ter quórum e como a conselheira Teresa Caiuby não estava presente, tendo comunicado estar fora da cidade para um curso, os presentes conversaram sobre o ocorrido, leram a publicação e decidiram manter para a próxima reunião ordinária a pauta sobre a repercussão da última reunião extraordinária do dia 10/09/2015.








Setembro


ATA DE REUNIÃO
 
LOCAL/DATA:
·         Biblioteca Nilce Signorine - 10/09/2015, às 14:00
 
PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Extraordinária COMPCI
 
OBJETIVO:
·         Apresentação da revisão do Projeto do Teatro e Centro de Convenções com as devidas alterações de exigências do COMPCI no TAC que esta obra exige;
 
PARTICIPANTES:
Nome
Entidade
Antonio Luiz Colucci
Prefeito (visitante)
Guilherme Martins Galvão
Secretaria de Obras (visitante)
Clarissa Nogueira Mariotti
Rotary Club de Ilhabela (titular)
Adriano Leite da Silva
Membro de Notório Saber (titular)
Zuleide S. Moura
Espaço do Artesão (titular)
Noemi Petarnella
Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela (titular)
Fernando A. B. Siqueira
Lions Club (suplente)
Jorge Guaracy Ribeiro
Pessoa física (visitante)
Michael Coleman
Ilhabela Convention & Visitors Bureau (suplente)
Raymundo Araujo
Associação Comercial Ilhabela (titular)
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela (titular)
Maria Cristina Bruncek Ferreira
Pés no Chão (titular)
Rogério Catolé
Secretaria de Educação (titular)
Harry Finger
Secretaria de Turismo (titular)
Nuno Gallo
Secretaria de Cultura (titular)
Teresa Cristina Caiuby
Instituto Ilhabela Sustentável (titular)
Maria Silvia Pugliese
Ilhabela Convention & Visitors Bureau (visitante)
Bernadete Fernandez
Parque Estadual Ilhabela (visitante)
DESCRIÇÃO:
 
1.      Após a visita técnica à obra do Teatro (realizada em 26/03/2015) e Assinatura do TAC com o MP (realizada em 27/03/2015), o Conselho decidiu em reunião ordinária enviar um ofício à Secretaria de Obras (recebido em 07/05/2015) solicitando ser chamado para acompanhar e legitimar as adequações necessárias do projeto. Em atendimento ao TAC e ao pedido do Conselho, no dia 09/09/2015, o COMPCI foi chamado para assistir a apresentação da revisão do projeto. A apresentação foi realizada para os conselheiros pelo Prefeito Antonio Luiz Colucci com as devidas alterações;
 
2.      Após a apreciação do projeto pelos conselheiros e para garantir a aprovação abriu-se a votação, após a contagem do número de conselheiros titulares, suplente e visitantes. Somente os titulares têm direito a voto.
 
3.      Assim que foi anunciada o início da votação,  Teresa C. Caiuby fez uso da palavra e explicou publicamente para todos os presentes, que as adequações apresentadas pelo Prefeito não deveriam ser votadas pelo COMPCI antes de passar pela Comissão Técnica do CMPDSA (Conselho do Plano Diretor)que é a responsável designada para acompanhar e avaliar tecnicamente todo o processo do TAC - Termo de Ajuste de Conduta, firmado entre PMI e MPE-SP e que sem o parecer prévio dessa comissão, ela se sentia incapacitada para avaliar essas alterações apresentadas, justificando assim a sua abstenção.

4.       A aprovação do projeto se deu por votação a favor de 10 entidades com conselheiros titulares: Associação Comercial, Associação de Músicos de Ilhabela, Espaço Cultural Pés no Chão, Rotary Club de Ilhabela, Membro Indicado por Notório Saber, Liga das Entidades Carnavalescas de Ilhabela, Espaço do Artesão, Secretaria da Educação, Secretaria de Turismo, Secretaria de Cultura, nenhum voto contrário e 1 abstenção do Instituto Ilhabela Sustentável.
 
5.       Por fim, a presidente, Clarissa Mariotti, aproveitou a reunião para fazer a lembrança sobre o encaminhamento do Plano Municipal de Cultura, construído pelo COMPCI em fóruns e conferências municipais, à Câmara de Vereadores para dar seguimento na sua aprovação como Lei que norteará as políticas culturais de Ilhabela para os próximos 10 anos.
 
 


Setembro



ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela - 02/09/2015, às 13h30min

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária COMPCI

OBJETIVO:
·         Avaliação da reunião setorial com os músicos realizada no dia 17/08 e encaminhamentos;
·         Organização da próxima reunião setorial com os artistas plásticos, a ser realizada no dia 14/09;
·         Encaminhar ofício COMPCI solicitando a Lei do Plano Municipal de Cultura e o Decreto do COMPCI.

PARTICIPANTES:
Nome
Entidade
DESCRIÇÃO:

1.       Não teve quórum, no entanto a avaliação dos presentes foi era necessária discutir sobre a reunião setorial dos músicos devido à programação da reunião marcada para dia 14 com os artistas plásticos. Avaliou-se que a reunião do dia 17 foi muito longa, por este motivo, o grupo de trabalho presente no conselho,  resolveu alterar a programação da reunião setorial dos músicos, diminuindo o tempo de cada fala para 15 minutos, tirar a apresentação sobre o cenário do mercado cultural e substituir para um bate papo sobre possibilidades de parcerias e envolvimento da classe dos artistas plásticos com o COMPCI. Como a Ivana estará de férias fora da cidade no dia 14/09, indicará outra pessoa para a apresentação sobre a formalização do Micro Empreendedor Individual, pelo SEBRAE.




Agosto



ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela04/08/2015 13:30

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária mensal COMPCI

OBJETIVO:
·         Alteração do dia da Reunião Ordinária do COMPCI;
·         Organização da Primeira Reunião Setorial (Músicos)


PARTICIPANTES:
Nome

Entidade
Nuno Gallo
Secretaria de Cultura
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela
João Corityac
Spot Corityac (convidado)
Daniela França
Convidada
Zuleide S. Moura
Espaço Artesão
Raymundo Araujo
Associação Comercial Ilhabela
Harry Finger
Secretaria de Turismo
Raquel Terra
PEIB
Fernando A. B. Siqueira
Lions Club
Ana Margarida Vieira Aleiares
Sectur
Maria Cristina Bruncek (Tina)
Pés no Chão
Rogério Catolé
Secretaria de Educação
José Carlos de Oliveira
FUNDACI


DESCRIÇÃO:
1.       
      Sobre a mudança do dia da Reunião Mensal Ordinária do COMPCI ficou determinado que aconteçam nas primeiras 4ª. – feiras do mês, no horário das 13h30min às 15h30min horas na Secretaria de Cultura na Vila, sendo que a próxima será no dia 02/09/2015. Fernando sugeriu a utilização do Espaço Casa de Conselho como local das reuniões, mas não se decidiu ainda por essa mudança.


2.       A respeito da Primeira Reunião Setorial, que será da classe dos MÚSICOS, que acontecerá no dia 17/08/2015 às 18 horas na Biblioteca da Barra Velha, decidiu-se por fazer essas Reuniões Extraordinárias para envolver os seguimentos artísticos para participação nas reuniões do COMPCI, sendo divididas em reuniões setoriais, acontecendo uma por mês a partir de agosto. Deverá ser feita uma convocação oficial de cada grupo, sendo a primeira classe dos MÚSICOS para participação na reunião (faixas, divulgação por redes sociais e oficiais da Prefeitura). Os assuntos que serão abordados nas reuniões serão:


2.1.  Questões burocráticas para abertura da MEI, com explicações de Ivana do SEBRAE (Harry fará o convite) e Robson (Fernando fará o convite).
2.2. Parceria entre a entidade pública e a classe envolvida para que ocorram eventos durante o ano todo, conscientizando o segmento artístico sobre a importância dessa parceria.
2.3. Resgatar as questões do Plano Municipal do COMPCI junto com o segmento artístico no que diz respeito a eles dentro do Plano Municipal de Cultura de Ilhabela.

3.       Então o cronograma da Reunião ficou da seguinte forma:

3.1.  18h00min horas – Receptivo da Classe Artística;
3.2.  18h30min horas – Parte Jurídica (Abertura da MEI);
3.3.  19h00min horas – Explanação do Plano Municipal de Cultura de Ilhabela;
3.4.  19h30min horas – Parceria Poder Público X Classe Artística;
3.5.  20h30min horas – Workshop


4.       A próxima Reunião Extraordinária vai acontecer no dia 14/09/2015, às 18 horas na Biblioteca da Barra Velha, convidando a classe artística de ARTES PLÁSTICAS









Junho



ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela02/06/2015 10hs

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária Mensal COMPCI

OBJETIVO:
·         Organização de Fórum;

PARTICIPANTES:
Nome
Entidade
Clarissa Mariotti
Rotary
Fernando Siqueira
Lions Club
Adriano Leite
Notório Conhecimento de lhabela                  
Maria Cristina Bruncek
Pés no Chão
Ivana Davidoff
Sectur
Rogério Catolé
Secretaria de Educação
José Carlos de Oliveira
FUNDACI

OBS: Apesar de não atingir quórum, houve a reunião


DESCRIÇÃO:
1.       Sobre a realização do Fórum Municipal, a nova data sugerida para realização foi 19/08/2015 ou 26/08/2015 (Verificar com Ministério da Cultura), das 17:00 às 22:00, na Biblioteca Municipal da Barra Velha.

1.1.    Cronograma do Fórum:

17:00 Credenciamento;
18:00 Apresentação do Conselho e Devolutiva sobre o Plano Municipal de Cultura e os próximos desafios;
18:45 Apresentação do Palestrante do Ministério da Cultura sobre Leis de Incentivo à Cultura e Fundos de Cultura;
19:30 Apresentação das Leis do Fundo e do Conselho de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura de Ilhabela:
Lei 876/99 – Lei de Incentivos Fiscais à Cultura
Lei 803/2010 – Criação do COMPCI
Lei 804/2010 – Criação do FUMPCI
20:00 Divisão em grupos de trabalho para discussão da Lei de Incentivo e da Lei do Fundo de Cultura;
20:40 Devolução em Plenária das propostas discutidas pelos grupos sobre as leis;
21:00 Fechamento do Fórum.


1.2.    Convite à população:

Faixas pela cidade
Email com objetivo do fórum/ data/ local/ programação/ anexos: Sugerindo que as pessoas leiam as Leis que serão discutidas no Fórum.
Lei 876/99 – Lei de Incentivos Fiscais à Cultura
Lei 803/2010 – Criação do COMPCI
Lei 804/2010 – Criação do FUMPCI


2.       Revisitar o Plano de Políticas Culturais para apresentação ao Público no Fórum Municipal.

3.       Capacitação de pessoas para capitação de recursos para cada eixo do Plano:
3.1.    Repasse de Verbas do Governo Federal;
3.2.    Incentivo Fiscal;
3.3.    Empresas Públicas ou Privadas.

4.       Administrar e executar o projeto, criando núcleos distintos.
5.       Buscar dados com os Conselhos de Educação e Turismo para explanar sobre os seus respectivos Planos (por exemplo como a Cultura se porta dentro da Secretaria de Educação e Turismo)

6.     Precisa substituir alguns membros do COMPCI, que não estão comparecendo nas reuniões.

7.      Sugestão da próxima reunião acontecer na Biblioteca da Barra Velha ou na Casa do Conselho.




Maio





ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela05/05/2015 as 10hs

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária Mensal COMPCI

OBJETIVO:
·         Encaminhamento do Ofício sobre a visita à obra do Teatro ao Secretário de Obras;
·         Plano Municipal de Cultura – leitura do Projeto de Lei e encaminhamento ao Executivo;
·         Organização de Fórum;
·         Informe Juliana Horta - Criação do  Ilhabela Channel

PARTICIPANTES:
Nome

Entidade
Simone de Lucca Moraes di Fonzo
Secretaria de Cultura
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela
Clarissa Mariotti
Rotary
Noemi Petarnella
LECI
Luiz Paladino
Câmara Municipal
Raymundo Araujo  
Associação Comercial Ilhabela
Adriano Leite
Notório Conhecimento de Ilhabela                  
Raquel Terra
PEIB
Teresa Cristina Caiuby
Instituto Ilhabela Sustentável
Ivana Davidoff
Sectur
Rogério Catolé
Secretaria de Educação
José Carlos de Oliveira
FUNDACI


DESCRIÇÃO:

1.    Encaminhamento do Ofício sobre a visita à obra Teatro ao Secretário de Obras;

2.   Juliana Horta contou sobre a criação do Ilhabela Channel (Vídeos) e convidou a todos para o lançamento no dia 23/05/2015, às 20:00 no Espaço Ardhentia.

3.       A respeito do Projeto de Lei do Plano de Cultura, aprovou-se o esboço elaborado pela Assessora Jurídica da Câmara Municipal, Dra. Ivone, e decidiu-se por fazer o encaminhamento para o Poder Executivo do Plano de Políticas Culturais na próxima semana. A audiência com o Prefeito para entrega do documento foi marcada para dia 12/05/2015, às 15:00, no Gabinete, Prefeitura Municipal

4.       Sobre a realização do Fórum Municipal, a data sugerida para realização foi 17/06/2015, das 17:00 às 22:00, na Biblioteca Municipal da Barra Velha. Haverá uma reunião extraordinária no dia 19/05/2015, às 10:00, na Secretaria de Cultura para decidir a programação e dividir tarefas.

4.1.    Cronograma do Fórum:

17:00 Credenciamento;
18:00 Apresentação do Conselho e Devolutiva sobre o Plano Municipal de Cultura e os próximos desafios;
18:45 Apresentação do Palestrante do Ministério da Cultura sobre Leis de Incentivo à Cultura e Fundos de Cultura;
19:30 Apresentação das Leis do Fundo e do Conselho de Cultura e Lei de Incentivo à Cultura de Ilhabela:
Lei 876/99 – Lei de Incentivos Fiscais à Cultura
Lei 803/2010 – Criação do COMPCI
Lei 804/2010 – Criação do FUMPCI
20:00 Divisão em grupos de trabalho para discussão da Lei de Incentivo e da Lei do Fundo de Cultura;
20:40 Devolução em Plenária das propostas discutidas pelos grupos sobre as leis;
21:00 Fechamento do Fórum.


4.2.    Convite à população:

Faixas pela cidade
Email com objetivo do fórum/ data/ local/ programação/ anexos: Sugerindo que as pessoas leiam as Leis que serão discutidas no Fórum.

Lei 876/99 – Lei de Incentivos Fiscais à Cultura
Lei 803/2010 – Criação do COMPCI
Lei 804/2010 – Criação do FUMPCI






Abril



ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria da Cultura  de Ilhabela 07/04/2015 - 10hs

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária mensal COMPCI

OBJETIVO:

·         Esboço do Plano de Políticas Culturais (Dra. Ivone – Câmara Municipal);
·         Realização do Fórum para Maio/Junho de 2015 (Juliana Horta);
·     Discussão sobre a visita ao teatro (Carta a Secretaria de Cultura e Prefeitura sobre a revisão do Projeto);
·         Dúvida de Teresa Caiuby: Parâmetro para seleção dos Projetos Culturais que a Secretaria de Cultura pretende apoiar. Existe um edital ou segue a diretriz do Plano de Políticas Culturais. Qual a verba para o projeto?


PARTICIPANTES:
Nome
Entidade
Nuno Gallo
Secretaria de Cultura
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela
Clarissa Mariotti
Rotary
Dra. Ivone Lopes Granado
Câmara Municipal
Luiz Paladino
Câmara Municipal
Raymundo Araujo  
Associação Comercial Ilhabela
Adriano Leite
Notório Conhecimento de Ilhabela                    
Raquel Terra
PEIB
Fernando A. B. Siqueira
Lions Club
Ivana Davidoff
Sectur
Maria Cristina Bruncek (Tina)
Pés no Chão
Rogério Catolé
Secretaria de Educação
José Carlos de Oliveira
FUNDACI


DESCRIÇÃO:

1.       Sobre os parâmetros para seleção de Projetos Culturais não existe nenhuma violação sobre a contratação, pois o Ministério Público entende que os projetos são para atender as necessidades da FUNDACI nas Oficinas Culturais, pois o concurso não preencheu todas as vagas existentes. A divulgação deve ser ampla e foi sugerido criar uma comissão do COMPCI para a seleção dos Projetos Culturais.

2.       A respeito do esboço do Plano de Políticas Culturais, o Vereador Luizinho sugeriu marcar um dia na Câmara Municipal com a Assessora Jurídica Dra. Ivone para a discussão de tal assunto. Catolé apresentou alguns exemplos de aprovação de Planos de Políticas Culturais (cidades de Recife e Vitória). Dra. Ivone sugeriu que o Executivo faça uma audiência pública antes de enviar à Câmara Municipal (assunto já discutido durante os fóruns e conferências realizados até o momento), por sugestão do Catolé agora somente deverá ser feita a audiência pública no Legislativo. Dra. Ivone questionou quem vai elaborar a justificativa (a própria Dra. Ivone vai elaborar e apresentar ao COMPCI). O modelo adotado como exemplo foi o da cidade de Vitória.


3.       A respeito da visita do COMPCI à obra do Teatro Municipal, o Termo de Ajusta e Conduta (TAC) foi aprovado e assinado pelo membro do COMPCI presente na reunião Fernando Siqueira. O TAC trata da substituição da empresa responsável pela obra, o novo laudo e a revisão de toda a estrutura, principalmente do palco.


      A sugestão do Catolé é que todos os membros do COMPCI devem tomar conhecimento do TAC, para posteriormente cobrar o Projeto Técnico e somente depois o Conselho deve enviar suas sugestões. O COMPCI deverá acompanhar bem de perto o andamento do projeto. Luizinho sugeriu fazer um relatório do COMPCI e enviar ao Executivo para o responsável técnico dar parecer. Nuno Gallo disse que o COMPCI precisa se manifestar sobre a visita ao teatro (citando como exemplo o palco que não está adequado). Raquel sugeriu uma reunião extraordinária para a discussão do assunto com responsável técnico (Guilherme).


      Finalmente por votação dos membros presentes, Clarissa ficou responsável em redigir um texto sobre a visita dos membros do COMPCI ao teatro e enviar a todos para apreciação.

4.       Sobre a realização do Fórum, na próxima reunião ordinária de 05/05/2015 será feita a discussão sobre o assunto para marcar uma reunião extraordinária no dia 19/05/2015 para a proposta sobre a data e local de realização do Fórum. (Local sugerido Biblioteca Municipal da Barra).

Nova Lei COMPCI/ FUMPCI aprovada no dia 14 de Janeiro de 2020 na Câmara de Ilhabela

  LEI MUNICIPAL Nº 1.405, DE 14/01/2020 DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (FUMPCI) E SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍT...