terça-feira, 11 de setembro de 2012

Propostas Artes

Propostas

Nº  de Indicações
Por intermédio da lei, criar corpos estáveis nas mais diversas áreas (teatro, dança, circo, bandas, orquestras, etc...)
25
Promover ações que garantam a formação cultural da população visando: oferecimento de cursos de iniciação cultural, formação para grupos artísticos nas diversas áreas de atuação, de cursos vinculados à implantação de “corpos estáveis” e o aprimoramento dos já existentes (como banda, orquestra ,etc).
25
Promover festivais/mostras de teatro, de cinema, de culinária, etc.
18
Criar um Programa Municipal de Estimulo a Cultura que através de editais disponibilize verbas (0,2% do orçamento do município) para a realização de projetos nas diversas modalidades artísticas: teatro, dança, música, literatura, hip-hop, etc.
17
Inserir no Plano de Cultura uma porcentagem teto para os investimentos em shows. Por exemplo : 50% de todo o investimento em shows deve ser colocado em eventos com artistas locais
16
Criação de cursos profissionalizantes na cidade
12
Plano de divulgação eficiente dos trabalhos já existentes na cidade.
9
Criar/instalar Centro Digital de Documentação e Produção de Vídeos, que permita a coleta de imagens e produção de documentários, filmes, etc. A criação de estruturas audiovisuais atuais que deverão ser sempre digitais pelo fato de ser essa a tecnologia mais barata e flexível, além de permitir a veiculação e a divulgação de mensagens pela Internet.
9
Adequar as praças da cidade para eventos artísticos, como por exemplo, a construção de pequenos palcos e conchas artísticas. Toda praça pode possuir um tipo de pequena construção que facilite a apresentação de pequenos eventos
9
Fazer com que as propostas para o Plano Municipal de Cultura sejam transformadas, com urgência, em Projeto de Lei para ser aprovado ainda nesta gestão.
7
Estreitar as relações da SMC com os setores organizados da comunidade, estabelecendo parcerias com entidades sociais, movimentos sociais como ONGs, Associação de Moradores, buscando ampliar o acesso, a formação e a difusão cultural.
7
Criar, apoiar e participar da Feira do Livro Infantil e das atividades ligadas à literatura infantil.
6
Criar um projeto de Escola vai ao Teatro. (é uma forma de formação de público).
5
Incentivar a criação do Jornal da Escola, junto às Secretarias de Educação com o propósito de divulgar experiências pedagógicas e criativas nas escolas, utilizando artigos, textos escritos pelos alunos, quadrinhos, fotos, ilustrações, charges com temas como poesia, música, esporte e vivências nas escolas.
4
Instalar o porjeto de Oficinas (Luteria) que vise à construção de instrumentos de corda, na cidade, visando a formação de construtores de instrumentos musicais, o que estaria amparando a Banda e a orquestra Municipal e outras, além de ser um mercado de trabalho
4
Que o poder público forneça assessoria aos artistas na elaboração dos projetos destinados às leis de incentivo a cultura.
4
Criar mecanismos que capacite a FUNDACI a elaborar projetos para a captação de recursos junto à iniciativa privada e aos poderes Públicos estadual e Federal
3
Fazer o mapeamento cultural no município incluindo artistas, produtores culturais (música, dança, teatro, cinema, artes plásticas, artesanato, etc), eventos, e o patrimônio histórico e cultural da cidade.
3
Aumento no numero de funcionários trabalhando nos espaços já existentes e rodízio de horários para permitir o funcionamento dos espaços nos finais de semana.
3
Criar condições para a exibição de filmes ao ar livre.
3
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, etc.
2
Desenvolver Ação Cultural, buscando atender o binômio – levar a formação e os espetáculos onde as pessoas estão em seu cotidiano – como, por exemplo, os bairros, as praças, centro da cidade, etc, e, segundo: trazer as pessoas para os equipamentos culturais existentes, - como o Teatro Municipal (em construção), a Biblioteca, o Galpão das Artes, etc.
2
Estimular, em parceria com o Instituto Ilhabela Sustentável, o debate sobre o papel da ética na construção da cidadania.
1
Vincular o pagamento de artistas representantes da cultura de massa a um patrocinador da iniciativa privada.
1
Estimular a criação de uma rede de informações culturais no município, divulgando as atividades, democratizando o acesso ás programações diversas
1
Vincular a contratação de artistas representantes da cultura de massa ao patrocínio da iniciativa privada, possibilitando que as verbas do poder público municipal sejam empregadas para o desenvolvimento da cultura local.
1
Instituir corredor cultural para intercambio das artes produzidas no Litoral Norte e no Vale do Paraíba (com foco maior nas cidades que compõem o cinturão caipira do estado) de modo a fortalecer a produção, a formação e a organização cultural regional.
1
Instituir um calendário de apresentações culturais para acontecer durante a semana de vela.
1
Firmar parcerias com governo Federal e Estadual.
1
Formar agentes culturais multiplicadores comprometidos com a produçaõ e preservação da cultura local e/ou nacional
1
Disponibilizar espaço permanente (galeria para artistas moradores de Ilhabela exporem seus trabalhos ( nos moldes de caraguatatuba e Ubatuba
1
Que o Conselho de Cultura abra-se a participação de representações não instituídas juridicamente, indicadas através da criação de câmaras setoriais
1
Valorizar e manter em contínuo aperfeiçoamento os profissionais da secretaria da Cultura; formar e capacitar agentes culturais
0
Estimular, orientar e apoiar a criação de associações de classe: teatro, dança, capoeira, etc.
0
Estimular a criação de Programas de Arte–Educação integrando políticas de Educação e Cultura.
0
Promover atuação integrada com os Ministérios de Educação, Ciência e Tecnologia, Comunicação e Justiça.
0
Criação e manutenção de cursos e/ou oficinas nas áreas. Criar projeto que leve o cinema e a fotografia para dentro das escolas. Por exemplo, durante o recreio (intervalo) exibição de curtas metragens e exposição de fotos. Isso poderia se entender a música, a literatura e as artes plásticas. Faríamos os intervalos artísticos.
0
Criar e apoiar um projeto de Teatro na Escola e nos bairros, proporcionando aos estudantes e educadores formação artística através de oficinas de arte e produção cultural.
0
Criar , apoiar e participar de um Programa de Estímulo à Leitura, usando o teatro como instrumento, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um programa de Contação de Estórias, através de técnicas teatrais, em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um Concurso de Redação em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação.
0
Criar, apoiar e participar de um Concurso de Contos e Romances em parceria com as Bibliotecas Públicas Municipais e Secretaria de Educação
0
Criar cursos de foto e vídeo na FUNDACI.
0
Criar concurso anual de fotografias.
0
Feira do Livro Infantil.
0
Contação de Estórias.
0
Estabelecer parceria com a Secretaria de Turismo para a divulgação das festas religiosas e da arte produzida no município.
0
Estabelecer parceria com a Secretaria de Educação e ver a possibilidade de inclusão do assunto no currículo escolar (educação artística? História?) e/ou workshop durante a semana caiçara.
0
Ampliar o nº de equipamentos existentes visando garantir acesso a maior número de pessoas, como por exemplo, o caminhão palco, bibliônibus, cinema ambulante, etc.
0
A parte de formação: cursos existentes nos espaços culturais, nas diversas áreas, teatro, dança, artes plásticas e música.
0
Criar um programa cultural que atenda as necessidades dos mograntes para que eles se sintam pertencentes á cidade que os acolheu e passem a curtí-la, respeitá-la. (um festival de culinária p. exemplo que funcione como elemento aglutinador para a apresentação da cultura e saberes das regiões representadas.
0
Ampliar o percentual orçamentario destinado ao setor cultural do município, estado e União para no mínimo 3% do orçamento
0
Criar projetos específicos de inserção social dentro dos espaços públicos que sejam atrativos para a comunidade.
0
Fazer com que a Fundaci passe a funcionar efetivamente como uma Fundação , deixando de ser um mero apêndice da secretaria de Cultura
0
Garantir a consolidação de mecanismos de comunicação municipal  que facilitem a socialização das informações referentes às políticas e ações na área cultural
0
Aproveitar as expperi~encias positivas do passado e instituir um projeto amplo anual de arte e cultura, em que as manifestações culturais e artísticas desenvolvidas pelos produtores culturais em Ilhabela sejam apresentadas em vários bairros e espaços, incluindo momentos de discussão da política cultural da cidade
0

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Nova Lei COMPCI/ FUMPCI aprovada no dia 14 de Janeiro de 2020 na Câmara de Ilhabela

  LEI MUNICIPAL Nº 1.405, DE 14/01/2020 DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (FUMPCI) E SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍT...