quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ata outubro 2015



ATA DE REUNIÃO

LOCAL/DATA:
·         Secretaria Municipal de Cultura – Vila - 07/10/2015, às 14:00

PAUTA DA REUNIÃO:
·         Reunião Ordinária COMPCI

OBJETIVO:
·         Encaminhamentos para a realização das reuniões setoriais Teatro/Dança e Artesãos.
·         Repercussão da reunião extraordinária do dia 10/09/2015.
·         Encaminhar ofício COMPCI solicitando o Decreto do COMPCI.
·         Encaminhamento do Plano de Cultura

PARTICIPANTES:
Nome
Entidade


Rogério Ribeiro de Sá Catolé
Secretaria de Educação (titular)
Nuno Gallo
Secretaria de Cultura (titular)
Raymundo Araujo
Associação Comercial Ilhabela (titular)
Maria Silvia Pugliese
Ilhabela Convention & Visitors Bureau (visitante)
Fernando A. B. Siqueira
Lions Club (suplente)
Juliana Horta
AMI – Associação de Músicos de Ilhabela (titular)
Clarissa Nogueira Mariotti
Rotary Club de Ilhabela (titular)
Adriano Leite da Silva
Membro de Notório Saber (titular)
Beto
AMA (titular)


DESCRIÇÃO:

·         Encaminhamentos para a realização das reuniões setoriais Teatro/Dança e Artesãos:
 Catolé sugeriu que se apresente o plano de cultura, fomentando-o, popularizando-o, explicando e tirando as possíveis dúvidas do setor. Nuno solicitou que todos os membros do conselho participem das reuniões setoriais, pois na última reunião dos artistas plásticos não houve quórum dos membros do conselho. Juliana Horta fez a solicitação de mudança de data, pois às segundas-feiras sua agenda já é comprometida com outra atividade. No entanto, ficou estabelecido que as reuniões aconteçam às segundas, após às 18h. Catolé solicitou a seguinte ordem de cronograma para as reuniões setoriais:
- Apresentação do Plano de Cultura (com a parte que cabe ao setor da reunião).
- Resumo de todo trabalho desenvolvido para a concretização do plano, todo tramite democrático para sua realização.
- Apresentar as entidades que compõe o Compci e seus representantes
- MEI ( explicar os tramites de abertura de MEI).
- Mesa redonda dos participantes da reunião.
Adriano pediu para trocar as datas das reuniões setoriais para ganhar mais tempo para mobilizar as comunidades tradicionais caiçaras para a reunião setorial de artesãos.

·         Repercussão da reunião extraordinária do dia 10/09/2015:
Clarissa detalhou para os presentes o andamento dos trabalhos do COMPCI para as funcionárias do Parque Estadual de Ilhabela, Dete e Camila, e ao Conselheiro Beto, com relação ao teatro, relembrando a visita técnica, assinatura do TAC junto ao Ministério Público, reunião do dia 10/08/15 para apreciação do projeto revisado e a votação.
Com a ausência da conselheira Teresa, o conselho decidiu aguardar até a próxima reunião ordinária pela retratação pública aos conselheiros sobre a postagem em rede social.
Juliana leu o e-mail de Teresa, que todos os membros receberam menos a presidente, sobre a ata da reunião extraordinária do 10/09, onde solicitou a alteração da mesma incluindo os motivos de sua abstenção. Nuno e Juliana Horta, já haviam concordado por e-mail, a mudança do texto da Ata.
Juliana Horta ficou responsável pela postagem das demais atas de 2015 no blog do conselho, num exercício de relembrar as ações do ano.

·         Encaminhar ofício COMPCI solicitando o Decreto do COMPCI:
Falamos da importância de se fazer o Decreto de composição do Conselho e da importância de termos uma postura mais rígida com relação aos membros que não justificam suas ausências consecutivas. Falou-se sobre convidar a juventude para participar do Conselho se houver uma cadeira vaga.
Sugestão Fernando: que o conselho deve ser mais rígido com as regras de participação do mesmo. Se referindo sobre as faltas de diversos membros que jamais notificam sua ausência, passando de 3 faltas consecutivas o membro deve ser excluído. As medidas adotadas pela presidente e demais membros, foi de quando não houvesse quorum, pelo menos, os membros presentes, poderiam conversar em formato de grupo de trabalho, adiantando questões para a próxima reunião, aproveitando o tempo de todos os voluntários presentes.
Juliana argumenta dizendo que há anos o conselho vem trabalhando com esta flexibilidade no intuito de não desmotivar o andamento das tarefas agendadas, uma vez que o horário das reuniões é sempre no horário comercial onde a maioria dos conselheiros não podem estar presentes.
Catolé falou da importância de possuirmos membros que discordem e façam membros questionarem e ter outra visão dos fatos, isso favorece o exercício da democracia.

·         Encaminhamento do Plano de Cultura:
Leu-se o ofício do Prefeito Antonio Colucci comunicando que o Plano está em análise do Jurídico para posterior encaminhamento à Câmara de Vereadores para aprovação da Lei. Sugestão Luizinho: câmara realizar audiência pública para apresentação do plano à população. No entanto, devido ao plano já ter sido construído democraticamente através de Fórum e Conferência, ficou decidido que o próprio COMPCI fará um fórum de devolutiva para apresentação do plano de cultura à população após a sua aprovação. Alguns membros do Compci devem ir à câmara para apresentação do plano aos vereadores quando o assunto entrar em pauta. Não ficou definido quem seriam os mesmos que compareceriam.


Nova Lei COMPCI/ FUMPCI aprovada no dia 14 de Janeiro de 2020 na Câmara de Ilhabela

  LEI MUNICIPAL Nº 1.405, DE 14/01/2020 DISPÕE SOBRE O FUNDO MUNICIPAL DE POLÍTICAS CULTURAIS (FUMPCI) E SOBRE O CONSELHO MUNICIPAL DE POLÍT...