Ilhabela esteve presente na Oficina de Capacitação do Sistema Nacional de Cultura no Galpão do espaço Cultual Altino Bondesan
em São José dos Campos
Inaugurada em outubro de 2007, a Oficina Cultural Altino Bondesan, em São José dos Campos, está localizada no complexo industrial da antiga Fábrica de Cobertores Parahyba, tombado como patrimônio histórico em 2004.
A oficina leva o nome de um dos expoentes da história cultural de São José dos Campos, o escritor, poeta, compositor, músico, jornalista e advogado Altino Bondesan.
Dispõe de um espaço de exposições, sala de multiuso e um galpão multimeios com duas salas e um amplo espaço onde são realizadas suas atividades.
Atua nas áreas de cinema e vídeo, fotografia, produção e gestão cultural, no formato de oficinas, palestras, workshops e ciclos de debates. É um polo irradiador das oficinas para as 39 cidades que compõem a região administrativa de São José dos Campos, o Cone Leste Paulista.
A multiplicadora Barbara Rodarte foi quem conduziu a oficina sobre a funcionalidade do sistema nacional de cultura, a importância da atuação dos conselhos de políticas culturais de cada município além de sanar as dúvidas de como funcionam cada mecanismo.
Os colegas de São Sebastião, Taubaté, Caraguatatuba, São Bento
do Sapucaí, Redenção da Serra e São José dos Campos, estiveram presentes na oficina realizada no dia 06 de agosto, com a presença da Presidente do Conselho de Políticas Culturais de Ilhabela Clarissa Mariottti e a Vice Presidente Juliana Horta.